Observatórios do CES

Observatório sobre Crises e Alternativas: O Centro de Estudos Sociais (CES), com a colaboração do Instituto para os Estudos Laborais da Organização Internacional do Trabalho (INST/OIT), decidiu criar o Observatório sobre Crises e Alternativas com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento da(s) crise(s) nas suas várias dimensões e manifestações em Portugal, tornando mais precisos a sua caracterização e o seu diagnóstico. O Observatório procurará acompanhar as políticas, quer quanto aos objetivos e meios mobilizados, quer quanto aos resultados expectáveis ou observáveis, e contribuir para a identificação de respostas e para o alargamento do leque de alternativas em consideração no debate público.

 

Observatório Permanente da Justiça Portuguesa (OPJ): vocacionado para o acompanhamento e análise do desempenho dos tribunais e de outras instituições e actividades com ele relacionadas, polícias, prisões, serviços de reinserção social, etc.

 

Observatório da Participação, da Inovação e dos Poderes Locais (PEOPLES'): O PEOPLES' representa um espaço de encontro e intercâmbio sobre temas relacionados com a participação dos habitantes na construção das políticas públicas e dos projectos para o território, e com as inovações que marcam a transformação dos níveis de governo mais próximos dos cidadãos. Integra uma ampla videoteca virtual de textos, reflexões teóricas e metodológicas, pesquisas, ensaios críticos, debates, imagens e sons que dão conta da pluralidade de práticas inovadoras existentes em todo o mundo.

 
Observatório do Risco (OSIRIS): constitui uma entidade proactiva na identificação dos contextos sociais e económicos em que se estabelecem os domínios de admissibilidade ao risco, interessada na análise da eficiência das estratégias públicas e privadas de mitigação, e atenta ao aparecimento e consolidação de novos actores e grupos.

 

Observatório da Religião no Espaço Público (POLICREDOS): foi constituído em 2008, ao abrigo do Compromisso com a Ciência. Tem como objectivo principal a investigação da problemática da (re)emergência da religião na Europa à luz de perspectivas interdisciplinares, assim como alargar a discussão, numa perspectiva comparada, ao espaço mediterrânico, comparando práticas e instituições políticas e religiosas.

 

Observatório das Políticas de Educação e Formação: Resultante de uma parceria entre o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES) e o Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF) da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, o OP.Edu está vocacionado para a realização de actividades de investigação científica no domínio das políticas educativas. Designadamente para a realização de projectos de pesquisa, desenvolvimento de redes de investigação e de divulgação, organização de eventos, concretização de parcerias, prossecução de actividades de extensão e de consultoria e mobilização de atores institucionais.