Redes de Investigação

Active Social Policies Network (ASPEN)

agrega cientistas sociais de vários países europeus. Os membros da rede participam em projetos de investigação relacionados com o desenvolvimento de Estados de Bem-Estar Social e a introdução de políticas de ativação na Europa 


Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa (AILPcsh)

A AILPcsh surgiu na sequência de onze  Congressos LUSO-AFRO-BRASILEIROS DE CIÊNCIAS SOCIAIS cuja primeira edição remonta a 1990. As principais atividades da associação são a organização do seu Congresso, em regime de itinerância entre os países de língua oficial portuguesa e a criação de plataformas de incentivo e promoção de redes de pesquisa e publicações.A AILPcsh pretende afirmar-se como um canal de política científica fundamental na promoção de um espaço de cooperação entre os cientistas sociais de Língua Portuguesa.


Beyond Our Backyards

é uma rede de aprendizagem, ação e investigação sobre agroecologia, desenvolvida no âmbito do projeto "Cultivar o Futuro" ("Farming the Future") (Grundtvig, Programa Aprendizagem ao Longo da Vida).


Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO)

fundado em 1967, é uma instituição não-governamental que associa 195 centros de investigação, assim como programas de licenciatura e de pós-graduação em ciências sociais de 22 países.


Conselho Local de Acção Social de Coimbra (CLAS/C)

O Conselho Local de Acção Social de Coimbra (CLAS/C) é constituído por 161 entidades, com o objetivo de fomentar a formação uma consciência coletiva dos problemas sociais e contribuir para a ativação dos meios e agentes necessários à optimização da ação nos locais.


Council for the Development of Social Science Research in Africa (CODESRIA)

foi fundado em 1973 como uma organização pan-africana para a investigação independente. Incidindo em particular sobre as ciências sociais, é reconhecida não só como uma organização pioneira em ciências sociais no contexto africano, mas também como o centro de produção de conhecimento social 


Culturelink - the Network of Networks for Research and Cooperation in Cultural Development

A rede foi fundada pela UNESCO e o Conselho da Europa em 1989 em Paris, no Conselhor de Representantes de redes regionais e subregionais para o Desnvolvimento Cultural da UNESCO. Numa primeira fase, a rede serviu de plataforma para investigação no campo do desenvolvimento cultural, políticas culturais e cooperação cultural internacional.


Disaster Resilience Network (ANDROID)

é uma rede académica Erasmus com o objetivo de promover a cooperação e inovação entre instituições europeias de Ensino Superior no âmbito da resiliência das sociedades perante desastres de origem humana ou ambiental.


Emergence of Social Enterprises in Europe (EMES)

A EMES é uma rede de investigação constituída por reconhecidos centros de investigação universitários e por investigadoras/es individuais cujo objetivo tem sido construir gradualmente, a nível europeu, um corpus teórico e empírico diverso, no que às disciplinas e metodologias diz respeito, sobre os conceitos de empreendedorismo social, economia social e economia solidária.


EU-Russia Collaborative Research Network

A rede fundanda em 2006 para encorajar uma cooperação mais próxima e a troca de ideias entre o número crescente de especialistas-UE que trabalham sobre a a Rússia e outros países pós-soviéticos abrangidos pela Política Europeia de Vizinhança colegas no campo dos Estudos Eslavos que estavam interessados ​​na UE.


European Consumer Debt Network (ECDN)

é uma rede da sociedade civil, financiada pela Comissão Europeia, com base nas experiências e atividades de atores chave na luta contra o sobre-endividamento e a exclusão financeira na Europa. Algumas das instituições colaboradoras são serviços de consultadoria de dívidas, organizações educacionais, agências de consumo, centros de investigação, etc.


European Expert Network on Culture (EENC)

O EENC contribui para a melhoria do desenvolvimento de políticas de cultura na Europa, prestando apoio e aconselhamento à Comissão Europeia na análise de políticas culturais e suas implicações a nível nacional, regional e europeu. Em vez de realizar pesquisas primárias, o EENC oferece assessoria especializada aos responsáveis ​​políticos através da sintetização de pesquisas atuais e questões relevantes de forma útil para o desenvolvimento de políticas. Entre as tarefas confiadas ao EENC está o lançamento e gestão de um site, que deve fornecer informações abrangentes tanto sobre as atividades da EENC quanto sobre outros desenvolvimentos relevantes para os campos em que a rede opera.


European International Studies Association (EISA)

A European International Studies Association (EISA) é uma associação que reúne académicos e outros profissionais que trabalhem no campo e subáreas dos Estudos Internacionais na Europa e não só. A associação constitui-se como um fórum para aprofundar a investigação sobre Relações Internacionais, estimulando a mobilidade, as transferências e disseminação do conhecimento produzido no espaço europeu e para além deste.


European Society for Environmental History (ESEH)

fundada em 1999, tem por objetivo a promoção do estudo da história ambiental em todas as disciplinas académicas.


EUROZINE

é uma rede independente e um portal para revistas culturais europeias, fundada por um grupo de revistas que inclui a Revista Crítica de Ciências Sociais. A rede envolve mais de 50 revistas e instituições de quase todos os países europeus. O editor da Revista Crítica é membro do conselho editorial da Eurozine 


Expert Group on Gender, Social Inclusion and Employment (EGGSIE)

é composto por 30 especialistas na área da igualdade de género, emprego e inclusão social. Estes especialistas são oriundos de 26 Estados membros da União Europeia, e ainda da Islândia, Liechtenstein, Noruega e Roménia


Initiative for Peacebuilding (IfP)

é um consórcio fundado pela Comissão Europeia, composto por 10 organizações da sociedade civil. Tem representações oficiais em toda a União Europeia, e em países em conflito. O seu objetivo é desenvolver e fortalecer o conhecimento internacional na área da prevenção dos conflitos e 'peacebuilding' para garantir às instituições, o acesso a análises que possibilitem tomadas de decisão informadas e com base em dados empíricos.


International Action Network on Small Arms (IANSA)

é uma rede global de organizações da sociedade civil que trabalham para prevenir a proliferação e uso indevido de armas ligeiras. A rede conta com cerca de 700 membros e o CES participa através do NHUMEP (http://www.iansa.org/).


International Network for Economic Method (INEM)

A International Network for Economic Method pretende promover vínculos entre investigadores que trabalham sobre o método económico, economistas de diferentes áreas e académicos de disciplinas afins. Tem como objetivo servir todos os que desenvolvem uma reflexão sobre as metodologias em economia, mas também outras ciências sociais relacionadas.


International Network for Urban Research and Action (INURA)

é uma rede internacional de pessoas e grupos envolvidos em investigação, ação direta, divulgação e debate sobre temas relacionados com formas de resistência à desigualdade de direitos, principalmente em contexto urbano.