Elections, Democracy and Human Rights Training, research and support

Curso de Formação a Distância

Democracia, Direitos Humanos e Participação de Crianças e Jovens - Formação para professores e educadores (2.ª edição)

20, 21 e 22 de maio - Módulo I; 27, 28 e 29 de maio - Módulo II; 17, 18 e 25 de junho - Módulo III. 5.ª e 6.ªf - 18h-20h30, sábado - 10h-12h30 || 2021

Evento em formato digital via Zoom

Apresentação

"Todas as pessoas têm o direito de conhecer, procurar e receber informações sobre todos os Direitos Humanos e liberdades fundamentais e devem ter acesso à educação e formação para os Direitos Humanos" - Declaração das Nações Unidas sobre a Educação e Formação para os Direitos Humanos (2011). 

Partindo deste princípio, este curso aborda aspetos centrais dos Direitos Humanos,  Democracia e Participação de crianças e jovens, numa perspetiva teórico-prática.

O curso desenvolve-se em torno de três módulos temáticos: Introdução aos Direitos Humanos; Participação de Crianças e Jovens na Escola, e Participação de Crianças e Jovens na Sociedade.

No Módulo I é feita uma introdução aos Direitos Humanos, origens dos principais instrumentos e seus princípios. É feita uma abordagem reflexiva e vivencial destes temas centrais, a sua aplicação no quotidiano, particularmente na educação. O Módulo II aborda os direitos e participação das crianças e jovens, focando a escola enquanto espaço de literacia, de proteção e promoção destes direitos. O Módulo III aborda a Democracia numa perspetiva ampla, de participação na sociedade, apontando aspetos em que as crianças e jovens podem tomar parte. Durante todo o curso serão partilhadas ferramentas e recursos educativos, para aplicação no contexto de gestão educativa e utilização em sala de aula, sobre os respetivos temas.

O curso conta com a participação e apoio do projeto Miúdos a Votos – Visão Júnior e Rede de Bibliotecas Escolares.
 

Coordenação
Carla Luís é coordenadora do VOTEdhr - Eleições, Democracia e Direitos Humanos. Investigadora do CES – Centro de Estudos Sociais, em pós-doutoramento. 
 

Público-Alvo
Professores, educadores e todas as pessoas que trabalham ou pretendam vir a trabalhar com crianças e jovens em geral, ou que com estes se relacionam. É relevante para estudantes e investigadores, bem como para pessoas envolvidas em projetos nas áreas em causa.
 

Formação a distância

Aulas: aulas em direto, usando a plataforma Zoom. A aula é gravada e fica disponível até uma semana após o fim do curso. Cada participante pode gerir a participação consoante a sua disponibilidade. É desejável a frequência das aulas, com espaço para questões e dúvidas dos formandos. O número de participantes é limitado, para permitir maior interação e exercícios práticos.

Horário: 6.ª feira, 18h - 20h30; sábado: 10h - 12h30 (em regra), com intervalo de 15 min. entre as sessões.

Datas:
Módulo 1 – Introdução aos Direitos Humanos: 20, 21 e 22 de maio 
Módulo 2 - Participação de Crianças e Jovens na Escola: 27, 28 e 29 de maio
Módulo 3 – Participação de Crianças e Jovens na Sociedade: 17, 18 e 25 de junho
 

Número total de horas: 24
Certificado de frequência: participação em 20h de sessões.
Inscrição: €170.
Antigos alunos VoteDHr: €150.


Bolsas de Estudo: Acreditamos no poder da educação e da formação. Reservamos duas vagas, com isenção de inscrição, para pessoas residentes em Portugal com capacidade financeira limitada. Enviem-nos um e-mail com o CV e Carta de Motivação (uma página) para ceslx@ces.uc.pt a explicar por que motivo vos deve ser atribuída a bolsa. Não é necessária experiência prévia na área. Pessoas a trabalhar com organizações da sociedade civil, contextos e grupos desfavorecidos, minorias, jovens, ativistas, ou outros, são altamente encorajados a concorrer. Prazo limite: 2 de maio.
 

Formação Certificada: Laboratório Associado - DL n.º 396/2007, de 31/12, DL n.º 63/2019, de 16 de Maio e Estatutos do CES. Certificado emitido após a conclusão do curso.