«1719 - 2019». Filippo Juvarra, Domenico Scarlatti e o papel das mulheres na promoção da ópera e do teatro em Portugal

Period
March 1, 2019 to February 29, 2020
Duration
12 months
Abstract

O projeto «1719 - 2019». Filippo Juvarra, Domenico Scarlatti e o papel das mulheres na promoção da ópera e do teatro em Portugal celebra o 300º aniversário da chegada a Lisboa do arquiteto-cenógrafo Filippo Juvarra e do compositor Domenico Scarlatti. O projeto visa analisar conjuntamente os projetos urbanístico-arquitetónicos desenvolvidos pelo arquiteto siciliano para D. João V e a atividade musical e compositiva realizada por Domenico Scarlatti como “maestro di cappella” da corte lusitana, considerando o teatro operático o campo de convergência crucial entre os dois artistas. Esta convergência nunca foi investigada em relação às dinâmicas portuguesas.
Para alcançar o objetivo, serão repensadas as dinâmicas artístico-culturais da primeira metade do século XVIII, restituindo centralidade ao papel desempenhado pela rainha de Portugal, a arquiduquesa Maria Ana de Áustria, e pela sua corte de damas portuguesas, austríacas e alemãs, no processo de introdução do gosto pela música italiana e da renovação cultural da sociedade.
O projeto interrelaciona instituições académicas e culturais de Portugal (Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto; Laboratório de Fabricação Digital da FAUP; Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra; Museu Nacional do Teatro e da Dança; orquestra barroca Divino Sospiro; Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal); de Espanha (Universidade Complutense de Madrid); de Áustria (Academia Austríaca de Ciências); de Itália (Centro Studi “Venaria Reale” de Turim).

A equipa é constituída por 10 investigadores e 2 consultores e envolve áreas interdisciplinares (história da arte, da arquitetura, da música, do teatro, da dança, das mulheres, do mecenato, da sociabilidade) e transdisciplinares (humanidades digitais; execução musical)

Outcomes

Congresso internacional

Reconstrução 3D de arquiteturas teatrais

Edição crítica de partituras e concerto

Publicação científica

Partners

Projeto liderado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), tendo como parceiros o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC); a Universidade Complutense de Madrid (UCM); o Instituto de Estudos Culturais e História do Teatro da Academia Austríaca de Ciências (ÖeAW-IKT); o Centro Studi “Venaria Reale” de Turim; a orquestra barroca Divino Sospiro e o Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal (DS-CEMSP); o Museu Nacional do Teatro e da Dança (MNTD).

Este projeto é financiado pelo Programa de Língua e Cultura Portuguesas da Fundação Calouste Gulbenkian

Researchers
Andrea Merlotti
Andrea Sommer-Mathis
Concepción Lopezosa Aparicio
Cristina Fernandes
Diana Blichmann
Giuseppina Raggi
Iskrena Yordanova
José Alvarez
José Pedro Sousa
Luís Soares Carneiro
Consultants
José Sasportes
Walter Rossa
Keywords
filippo juvarra, domenico scarlatti, ópera, teatro, mulheres, fabricação digital
Funding Entity
Fundação Calouste Gulbenkian