Seminário | VIII Ciclo Anual Jovens Cientistas Sociais

Política e economia - a banca nacionalizada durante o PREC

Ricardo Noronha (Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa)

20 de março de 2013, 17h00-19h00

Sala 2, CES-Coimbra

Comentadores: Álvaro Garrido (FEUC) e Nuno Teles (CES)


Resumo

Inserida no contexto das transformações que procuravam dar forma a uma "via portuguesa para o socialismo", a banca nacionalizada tornou-se o ponto nevrálgico da intervenção do Estado na economia. A articulação entre as necessidades da transição socialista e a natureza tecnicamente complexa do sector criou uma ambivalência fundamental no seu funcionamento: a banca nacionalizada deveria permitir que os trabalhadores sentissem que a economia já não lhes era estranha, respondendo aos problemas de financiamento das empresas nacionalizadas ou intervencionadas, sem comprometer a sua própria liquidez e solvabilidade.

Esta comunicação tem como objetivo descrever e interpretar o funcionamento da banca nacionalizada entre março de 1975 e janeiro de 1976, debruçando-se especificamente sobre as formas de gestão e coordenação adotadas para assegurar a concessão de crédito e sobre os projetos de reconversão do sistema bancário esboçados ao longo desse período.


Nota Biográfica

Ricardo Noronha é investigador do Instituto de História Contemporânea e doutorado pela Universidade Nova de Lisboa, com uma dissertação dedicada ao estudo da nacionalização do sistema bancário durante o processo revolucionário.


Área Científica – História Contemporânea