E-learning Course

Colonialismo e Colonialidade: redes formativas para uma educação antirracista

26 de setembro, 10 e 31 de outubro, 28 de novembro, 2025

Eventos em formato digital

Este evento tem como objetivo discutir os impactos do colonialismo em diversas áreas do conhecimento e, a continuidade por meio da colonialidade, a partir de concepções de investigadores/as africanos/as. Iremos abordar discussões sobre espaço urbano, memórias, histórias, geografias, literatura e ciências naturais. A intencionalidade é construir um espaço de diálogo de compartilhamento de identidades, territórios e saberes, além de fortalecer as redes de investigação decolonial e antirracista entre países de língua oficial portuguesa em África, Portugal e Brasil.  

Inscrição gratuita, mas obrigatória, para cada uma das sessões> AQUI


Programa

26 de setembro | 10h00 (Brasil) / 14h00 (Portugal) | 15h00 (Moçambique)
Espaço urbano e colonialidade em Moçambique
Aurélio Cuna
Moderadora: Margarida de Cássia Campos

10 de outubro | 10h00 (Brasil) / 14h00 (Portugal) | 15h00 (Moçambique)
Criticas ecofeministas ao desenvolvimento a partir das vozes e práticas de mulheres acadêmicas e camponesas da província de Maputo
Djamila Andrade
Moderadora: Dayane Nascimento Sobreira

31 de outubro | 10h00 (Brasil) / 13h00 (Portugal) | 15h00 (Moçambique)
Memórias, histórias, geografias dos povos que resistiram à dominação colonial
Benedito Machava
Moderadora: Marleide Rodrigues da Silva Perrude

28 de novembro | 10h00 (Brasil) / 13h00 (Portugal) | 15h00 (Moçambique)
Taxonomia biológica e colonialidade
Emilia Afonso Nhalevilo
Moderador: José Antônio Novaes da Silva
                 

Notas biográficas

Aurélio José Cuna | Mestre em Educação- Ensino de Língua portuguesa, pela Universidade Pedagógica de Maputo; Licenciado em Linguística, pela Universidade Eduardo Mondlane. Docente universitário nas áreas de Teoria da Literatura, Literatura Moçambicana e Comunicação em Língua Portuguesa.

Djamila Andrade | Doutoranda no programa "Direitos Humanos nas Sociedades Contemporâneas" no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Mestre em Sociologia na mesma Universidade (2023) onde apresentou a dissertação "Ecofeminismos e o Desenvolvimento em Moçambique. Críticas ecofeministas ao desenvolvimento a partir das vozes e práticas de mulheres académicas e camponesas da província de Maputo".

Benedito Machava | Professor of African history at Yale University. Is a historian of colonial and post-colonial  África. Raised and educated in Mozambique, he received his PhD at Michigan University in 2018. His research focuses on liberation struggles, decolonization, nation building, socialism and socialist experiments in Africa. His current book manuscript, The Morality of Revolution: Reeducation Camps and the Carceral Regime in Socialist Mozambique, 1974-1990, examines the politics of public morality, carcerality/punishment and citizenship in post-independence Mozambique. His research has been supported by fellowships from the Social Science Research Council, the Guggenheim Foundation, among others. Before coming to Yale, Machava was a Cotsen-Link Postdoctoral Fellow in the Society of Fellows at Princeton University (2018-2020) and a History Lecturer at University Eduardo Mondlane in Maputo, Mozambique.

Emilia Afonso Nhalevilo | Doutora em Educação de Ciências Naturais pela Curtin University Western (Austrália), pós-doutora pela University of the Western Cape (África do Sul). Professora Catedrática em Química da Universidade Pedagógica de Maputo (Moçambique). Reitora da Universidade Púnguè (Moçambique)

Margarida de Cássia Campos | Doutorada em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora do curso de Licenciatura em Geografia, do curso de Especialização em Ensino de Geografia e professora do curso de pós-graduação - Mestrado e Doutoramento em Geografia-UEL. Professora do Programa do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede da UEL e professora colaboradora do Programa de Pós Graduação em Serviço Social da Universidade Federal da Bahia.

Dayane Nascimento Sobreira | Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM) da UFBA. Possui pós-doutorado em andamento junto ao Programa de Pós-Graduação em História da UFCG com período sanduíche como investigadora visitante no CES - Universidade de Coimbra. Mestra em História e especialista em Educação do Campo pela Universidade Federal da Paraíba. Possui graduação em História e em Ciências Sociais.

Marleide Rodrigues da Silva Perrude | Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (1997), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2004) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2013).. Coordenadora do Núcleo de estudos Afro-Brasileiro NEAB/UEL, docente do Departamento de Educação.

José Antônio Novaes da Silva | Professor Titular  do Departamento de Biologia Molecular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde leciona desde o ano de 1988, com Pós-doutorado pela Universidade de Coimbra (2020), com doutorado em Bioquímica pela Universidade Estadual de São Paulo (1999). Mestre em Biologia Celular pela UNICAMP (1988) instituição na qual já atuou como professor. Possui Licenciatura plena em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (1986). Pós-Doutorado no Centro de Estudos Sociais na Universidade de Coimbra/CES-UC (2020)