Training Course

Collective Negotiation and Bargaining in Labour: contributions of law, economics and sociology

6, 7, 13 e 14 de maio de 2016

CES-Lisbon (Picoas Plaza | Rua do Viriato, 13, Lj. 117-118)

Notas biográficas

Ana Teresa Ribeiro é licenciada e mestre pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, instituição onde desempenha presentemente as funções de assistente. De momento, encontra-se a redigir a sua tese de doutoramento, focada no tema da contratação coletiva. As suas áreas de interesse são as relações coletivas do direito do trabalho, direito constitucional e direitos fundamentais, tendo já participado em várias conferências nacionais e internacionais subordinadas a estes domínios.

António Casimiro Ferreira é licenciado em Sociologia pelo ISCTE e doutorado em Sociologia do Estado e da Administração pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde exerce funções de Professor Auxiliar. É investigador do CES e co-coordenador científico do Programa de Doutoramento "Direito, Justiça e Cidadania no Séc. XXI", das Faculdades de Economia e de Direito da Universidade de Coimbra (FEUC e FDUC) e do CES. De entre os seus livros mais recentes destacam-se: Política e Sociedade: teoria social em tempo de austeridade. Vida Económica (2014); Sociedade da Austeridade e direito do trabalho de exceção. Vida Económica (2012); Impacto da Negociação Colectiva na Regulamentação do Mercado de Trabalho. Lisboa: Colecção Cogitum (2006).

Fernando Ribeiro Lopes élicenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa (1973). Foi assistente convidado da Faculdade de Direito de Lisboa, regendo nomeadamente a disciplina de Direito do Trabalho (1975 a 1983), diretor do gabinete de regulamentação e relações de trabalho da Petrogal, SA (1987 a 1993), diretor-geral da Direcção-Geral das Condições de Trabalho e da Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (1993 a 2012). É professor auxiliar da Universidade Autónoma de Lisboa (desde 1986), regendo a disciplina de Direito do Trabalho.

João Reis é Doutor em Direito (Ciências Jurídico-Empresariais), Professor Auxiliar da FDUC. É membro da Direção da Associação de Estudos Laborais e do Instituto de Direito das Empresas e do Trabalho (IDET-FDUC) e membro da redação da revista Questões Laborais. É autor de várias publicações na área do Direito do Trabalho e das Relações e Conflitos Coletivos de Trabalho. Além destas áreas, os seus interesses de investigação incluem Direito Comunitário do Trabalho, Emprego Público e Direitos Fundamentais do Trabalho.

Jorge Leite, Professor da FDUC (Teoria Geral do Direito Civil, Direito das Coisas e Direito do Trabalho); Professor convidado de Direito do Trabalho da FEUC; Professor convidado da FMUC (curso de mestrado em Medicina do Trabalho); Fundador e diretor da revista Questões Laborais, Árbitro Presidente de Comissões Arbitrais instituídas no âmbito do CES; fundador do IDET e membro da sua direção; fundador e membro da direção da JUTRA – Associação Luso-Brasileira de Juristas do Trabalho.

José Castro Caldas é investigador do CES onde integra o Núcleo Ciência Economia e Sociedade (NECES) e o Observatório Sobre Crises e Alternativas. Anteriormente foi professor auxiliar do Departamento de Economia do ISCTE e investigador do DINÂMIA. É Licenciado e Doutorado em Economia. Os seus principais interesses de investigação atuais incluem a deliberação individual e coletiva, a economia institucionalista e a história da economia.

Júlio Gomes nasceu no Porto em 1961. Licenciou-se em Direito pela Universidade Católica Portuguesa no Porto em 1984. LLM (Master in Law), Columbia University, em 1989. Mestre em Ciências Jurídico-Civilísticas pela Universidade de Coimbra em 1990. Doutor em Ciências Jurídicas pela Universidade Católica Portuguesa em 1998. Doutor em Direito (D. Phil.) pela Universidade de Oxford, 1999. Docente na Escola de Direito no Porto da Universidade Católica Portuguesa entre 1984 e 2014. Autor de várias publicações nas áreas de Direito do Trabalho, Direito das Obrigações e Direito dos Seguros. É Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça.

Maria da Paz Campos Lima, doutorada em Sociologia pelo ISCTE-IUL, é investigadora sénior do Dinâmia’CET-IUL e do CESIS e a sua principal pesquisa centra-se no domínio das relações laborais, com destaque para a concertação social e negociação coletiva, tendo participado em vários projetos de investigação nacionais e europeus sobre estas temáticas. Desde 2006 faz parte da equipa portuguesa que colabora com a Eurofound (primeiro no Observatório Europeu das Relações Industriais EIRO e atualmente no Observatório Europeu da Vida Profissional EurWORK). Tem colaborado ocasionalmente com a Universidade de Copenhaga lecionando o curso Globalization, International Crisis and Employment relations in Europe. É membro do comité editorial das revistas científicas europeias European Journal of Industrial Relations e Transfer: European Review of Labour and Research.

Pilar González, Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia do Porto e doutorada em Economia pela Universidade de Paris I-Sorbonne. Professora Auxiliar da Faculdade de Economia do Porto onde leciona várias disciplinas na área da Economia do Trabalho. Membro do CEF.UP (Centro de Economia e Finanças da Universidade do Porto). Autora de várias publicações na área da Economia do Trabalho nomeadamente no âmbito de projetos de investigação internacional promovidos pela Organização Internacional do Trabalho.

Manuel Carvalho da Silva é doutorado (2007) e licenciado (2000) em Sociologia pelo ISCTE-IUL. Foi Secretário-geral da CGTP-IN entre dezembro de 1999 e janeiro de 2012, tendo anteriormente exercido o cargo de coordenador desta central sindical. É investigador do CES desde 2009. Atualmente coordena a delegação do CES em Lisboa e o Observatório sobre Crises e Alternativas, criado por este centro em abril de 2012. Integra desde 2013, como membro externo, o Conselho Geral da Universidade do Minho. Na sua obra destacam-se os livros Vencer o Medo - Ideias Para Portugal (Temas e Debates, 2012); Trabalho e Sindicalismo em Tempo de Globalização – Reflexões e Propostas (Círculo de Leitores/Temas e Debates, 2007); Agir Contra a Corrente – reflexões de um sindicalista (Campo das Letras, 2002) É autor de inúmeros artigos em jornais e revistas, contributos em livros, entre outras publicações.

Nuno Teles é investigador pós-doutorado no CES e doutorado em Economia pela School of Oriental and African Studies (SOAS), da Universidade de Londres. Os seus interesses em investigação centram-se na área do desenvolvimento e da financeirização das economias. Membro do grupo Research on Money and Finance, é um dos autores do livro Eurozone in Crisis (Verso, 2012). Mais recentemente publicou o livro A Financeirização do Capitalismo em Portugal (Actual, 2016) com Ana Cordeiro Santos e João Rodrigues.