Lecture

Sustainable and Healthy Territories: A contemporary approach to Public and Collective Health

April 29, 2022, 10h00

Keynes Room, Faculty of Economics - UC

About

Open class organized by the Risk Observatory, the Doctoral Programme "Territory, Risk and Public Policies" and the Master in "Social Dynamics, Natural and Technological Risks".

 

Bio note

Guilherme Franco Netto | Possui graduação em Medicina(1985) e Residência de Medicina Preventiva e Social (1987) pela Universidade Federal Fluminense, Especialização em Saúde Pública (1986) pela ENSP/FIOCRUZ, Mestrado em Saúde Pública(1994) e Doutorado em Epidemiologia - Ph.D. (1998) ambos pela Tulane University of Louisiana. Obteve o título de Pós-doutor no Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da Unicamp (2009). É médico do Ministério da Saúde, concursado em 1987. Atividade profissional centrada na área de serviços e planejamento de políticas públicas, tendo sido Superintendente da Superintendência de Saúde Coletiva da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro - SES/RJ (1991-1993), quando representou a SES/RJ na Conferência Mundial do Meio Ambiente, realizada no Rio de Janeiro -Rio 92, em 1992. Foi Coordenador Regional da Fundação Nacional de Saúde - FUNASA no Rio de Janeiro (1999-2000), promovendo a descentralização das ações de controle de vetores transmissores de doenças para as esferas estadual e municipal e co-elaborador do Projeto de Aprimoramento da Vigilância em Saúde.

Coordenador Geral e Vigilância em Saúde Ambiental da FUNASA e SVS (2001-2006), estabelecendo diretrizes, estratégias, políticas e programas de saúde relacionados com o meio ambiente. Nessa competência estruturou e implantou no Sistema Único de Saúde - SUS a vigilância em saúde relacionada a desastres de origem natural e tecnológica. Baseando-se no conceito de Determinação Social da Saúde, representou o Ministério da Saúde no Conselho Nacional de Saúde, estreitando laços entre a política de saúde com as demais políticas relacionadas à saúde, no âmbito econômico, social e ambiental.  Atuou no México como consultor de Desenvolvimento Sustentável e Saúde Ambiental da Organização Pan Americana de Saúde (2006-07). Atuou como Diretor do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde (2007-2013).

Concursado como Especialista em Saúde, Ambiente e Sustentabilidade da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz, onde coordena o Programa Institucional de Saúde, Ambiente e Sustentabilidade e o Centro Colaborador da OPAS/OMS de Saúde Pública e Ambiente. Entre suas competências na Fiocruz coordena também o Programa Institucional de Territórios Sustentáveis e Saudáveis e é o Secretário Executivo da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030. Coordena a Sala de Situações da Fiocruz, a qual é responsável pela organização de resposta a desastres e calamidades sanitárias.