Conferência

Imagens dos cidadãos e envolvimento nos processos de gestão de risco: a perspetiva dos técnicos

Maria Luísa Lima (ISCTE-IUL)

30 de outubro de 2015, 11h00

Sala Keynes, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Nota biográfica

Maria Luisa Lima (ISCTE). Professora Catedrática do Departamento de Psicologia Social e das Organizações do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, onde leciona nas áreas de Psicologia Social, Psicologia Social da Saúde e do Ambiente e supervisiona tese de mestrado e de doutoramento nestas áreas.

Dirigiu a Escola de Ciências Sociais e Humanas do ISCTE-IUL, foi presidente da Associação Portuguesa de Psicologia, representante da Psicologia no Conselho Científico para as Ciências Sociais da FCT e do Estado Português no Conselho Científico das Ciências Sociais na Fundação Europeia da Ciência. Realizou trabalhos de consultoria para agências governamentais (e.g, o INAG, Câmara Municipal de Lisboa) e empresas privadas (como a EDP, a Soporcel ou a Lipor). Foi membro dos paineis de avaliação de projetos de investigação em Portugal (FCT) e no estrangeiro (e.g., European Research Council, Institut Universitaire de France, Danish Research Council).

A sua investigação aplica a psicologia social às questões ambientais e de saúde; mais especificamente estuda as dimensões sociais que afetam a perceção de risco. Tem trabalhado em projetos de investigação interdisciplinares nesses domínios, tanto a nível nacional e internacional.


Atividade no âmbito do programa de Doutoramento "Território, Risco e Políticas Públicas" (III/CES).