Film session + Debate

Independência. Esta é a nossa memória 

May 22, 2019, 17h00

Sala do Carvão, Casa das Caldeiras - University of Coimbra

Bio notes

Maria da Conceição Neto é historiadora, doutorada em História da África na School of Oriental and African Studies (Universidade de Londres), e professora na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto, ministrando cadeiras de História de Angola, de Epistemologia da História e de História Oral. Na sua área de investigação (História de Angola do século XX, período colonial) tem diversos artigos em revistas especializadas e participação em livros. Foi investigadora convidada no CEAN (Bordéus 1999) e na EHESS (Paris, 2009). De 2010 a 2016 foi consultora de História do Projecto "Angola – nos Trilhos da Independência", da Associação Tchiweka de Documentação (ATD), que reuniu um vasto acervo audiovisual (cerca de 600 entrevistas relacionadas com a luta pela Independência de Angola e filmagem de muitos locais históricos) e resultou também no documentário "Independência", realizado por Mário Bastos, além de outros pequenos vídeos baseados nos testemunhos recolhidos.

Kamy Lara é realizadora e diretora de fotografia.Nasceu na década de 80, numa Angola já independente. Foi em Luanda onde passou toda a sua infância e adolescência. Licenciou-se em Audiovisual e Multimédia, na Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa, com uma especialização em Câmara e Iluminação na Restart. Em 2007, começou a trabalhar em produções de cinema independente. Em 2010, regressou a Angola e integrou a equipa da Geração 80, no projecto “Angola - Nos Trilhos da Independência”. Gravou cerca de 600 entrevistas, dentro e fora de Angola, e desempenhou diversas funções na equipa de rodagem do projecto, que resultou num dos mais relevantes arquivos audiovisuais dedicados à história de Angola e também no documentário “Independência”(2015), onde assina como directora de fotografia, assistente de realização e membro da equipa de edição. Na Geração 80, ao mesmo tempo que trabalha na produção de videoclipes, vídeos corporativos, institucionais e publicidades, desenvolve neste momento o seu primeiro projecto de documentário, “Palco Invertido”.

Iolanda Vasile é investigadora júnior no CES e doutoranda no programa “Pós-Colonialismos e Cidadania Global” do CES, com o tema “O poder da escrita: (re)escrevendo as lutas de libertação em Angola (1945-1961)”. Docente do Instituto Camões na Universidade de Oeste na Roménia. Publicou sobre: os arquivos fotográficos da Rep. Socialista da Roménia sobre as independências africanas e literatura angolana e as relações afetivas dos estudantes angolanos/as na antiga União Soviética.