Apresentação de livro

«Maria do Povo/María Pepe Pueblo» de Dinha

27 de março de 2020, 14h00 (CANCELLED)

Sala 2, CES | Alta

Resumo

O livro «Maria Zé Povo/María Pepe Pueblo» é o quinto livro de poemas da escritora Maria Nilda de Carvalho Mota, a Dinha. Feito em edição bilíngue, a versão em espanhol foi traduzida com o apoio de Sandrinha Alberti e Celinha Reis.

Trata-se de uma ode às pessoas comuns: aos Josés, Marias, trabalhadores e trabalhadoras que sustentam o mundo justamente quando ele pesa mais, muito mais, que as mãos dos maiores gigantes.


Nota biográfica

Dinha (pseudônimo de Maria Nilda de Carvalho Mota) nasceu na cidade de Milagres, Ceará, em1978. Mudou-se para São Paulo, trazida pela família no ano seguinte. Em 1999 participou da fundação da Posse Poder e Revolução – grupo de pessoas, ligadas ao movimento hip-hop, dispostas a realizar intervenções políticas e culturais em suas comunidades. No mesmo ano iniciou o curso de Letras na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Atualmente é pós doutoranda da área de  Literatura e Sociedade, No Intituto de Estudos Brasileiros IEB/USP leciona na rede pública municipal de ensino, é autora dos livros De passagem mas não a passeio (2008), Onde escondemos o ouro (2013), Zero a zero – quinze poemas contra o genocídio da população negra (2015), Das contradições do Capitalismo – ou Metralhadora de Chocolate (Me Parió, 2017), Gado Cortado e Mil Prantos (2018) e María Zé Povo/María Pepe Pueblo.

Dinha é também integrante fundadora do selo independente Edições Me Parió Revolução.


Organização dos Programas de Doutoramento em Estudos Feministas (CES/FLUC) e em Literaturas de Língua Portuguesa (FLUC).