Seminário

Inovações participativas e democracia no Brasil

Elson Pereira

Giovanni Allegretti

Lígia Luchmann

11 de maio de 2016, 18h00

Sala 2, CES-Coimbra

Resumo

Após mais de duas décadas da aprovação da constituição, a partir da análise se situações empíricas e da literatura analítica da democracia participativa no Brasil, surge uma série de elementos que apontam "desafios e limites" na capacidade dessa institucionalização  promover alterações significativas em direção ao  aprofundamento democrático.

No momento em que a democracia representativa, de baixa densidade, apresenta sinais de esgotamento e que experiências de democracia participativa vêm à luz em diversos contextos, este seminário quer refletir sobre uma pergunta fundamental:  “sob que condições é de se esperar que a democracia produza resultados políticos justos?” (Álvaro de Vita , 2004).
 

Oradores:
Giovanni Allegretti (CES)
Elson Pereira (Cátedra Ciências Sociais e Humanas - CAPES/CES)
Lígia Luchmann (Universidade Federal de Santa Catarina)
Moderador: Carlos Fortuna (CES-FEUC)


Nota biográfica

Lígia Luchmann é Professora associada do Depto. de Sociologia e Ciência Política da UFSC e vinculada à Linha de pesquisa "Movimentos sociais, participação e democracia do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política desta Universidade. Doutora em Ciências Sociais pela Unicamp, com estágio de pós-doutorado pela University of British Columbia, com interesse nos seguintes temas: associativismo, sociedade civil, teorias da democracia, participação e novos formatos de representação política.

Organização conjunta dos Programas de Doutoramento em "Cidades e Culturas Urbanas" e "Democracia no Século XXI". Integrado nas atividades dos Núcleos de Estudos sobre Cidades, Cultura e Arquitectura | CCArq e Democracia, Cidadania e Direito | DECIDe