Other Activities

Seminário do NECTS 2 - Participação como oradora no seminário, cuja intervenção foi dedicada às questões da participação cidadã e protestos em torno do encerramento de maternidades em Portugal, em 2006 e 2007.

Desde 2016 (dezembro - Membro da equipa coordenadora do Programa Ciência Viva no CES (com Cláudia Pato de Carvalho e Antonieta Reis Leite)

7 de Março de 2009 - Participação como observadora no fórum deliberativo organizado no âmbito do projecto europeu DEEPEN (Deepening Ethical Engagement and Participation in Emerging Nanotechnologies, realizado no Centro de Estudos Sociais.

30-05-2012 - Moderação do seminário "Que força é essa?!» Manifestações de Protesto, democracia e mudança", no âmbito do Ciclo de debates Saberes em Diálogo, onde foram oradores Alexandre de Sousa Carvalho, Carlos Fraião, José Manuel Mendes, José Sena Goulão e Raquel Freire, 30 de maio, Centro de Estudos Sociais.

28 de Outubro de 201 - Moderação do seminário "A Ciência do Crime: Da recolha de provas à base de dados de perfis de DNA", onde foram oradores: Amilton Nicolas Bento, Carlos Farinha, Francisco Côrte-Real, Helena Machado, Helena Moniz, Rui Santos e Tânia Laranjo.

2022 - Arguente da tese de doutoramento em Antropologia, especialidade em "Poder, Resistência e Movimentos Sociais", de Mariana Azevedo Lourenço Rei, apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Provas públicas realizadas no dia 13 de setembro.

2022 - Arguente da tese de doutoramento em Sociologia - Relações de trabalho, desigualdades sociais e sindicalismo, de Andrea Monteiro da Costa, com a tese "Juventude nas trilhas incertas da vida e do trabalho no Brasil", apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.Provas públicas realizadas no dia 15 de julho.

2022 - Arguente da tese de doutoramento em Sociologia, apresentada à Faculdade de Economia.Provas públicas realizadas no dia 15 de julho.

2019 - Arguente da dissertação de Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo, da autoria de Fernanda Vaz - "Participação cidadã. Estudos de caso do orçamento participativo do município de Condeixa-a-Nova", apresentada à Faculdade de Economia e à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, 24 de setembro.

2019 - Arguente da tese de doutoramento em Antropologia, Poder, especialidade em "Resistência e Movimentos Sociais", de Alexandre Alves Costa, apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Provas públicas realizadas no dia 21 de janeiro.

2018 - Arguente da tese de doutoramento em Estudos Superiores em Saúde Internacional, especialidade de Políticas de Saúde e Desenvolvimento, intitulada "Judicialização do direito à saúde: Análise da influência da ação de tutela no acesso aos cuidados de saúde em Medellín-Colômbia 2011-2014", de Diego Alexander Gómez Ceballos, apresentada ao Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa. Provas públicas prestada a 2 de julho.

2017 - Arguente da dissertação de Mestrado em Sociologia, no âmbito do programa "Roads to Democracy, intitulada "Influence of Social Media on Democracy: Twitter as a tool of social uprising during #OccupyGezi", da autoria de Özgür Benli, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, 6 de março.

2017 - Participação, como arguente, na banca examinadora de defesa de doutoramento de Magno Araújo, onde foi apresentada a tese "A colaboração interprofissional na atenção primária à saúde: Estudo comparativo entre Brasil e Portugal", no âmbito do doutoramento internacional em Direitos Humanos, Saúde Global e Políticas da Vida - Programa de Pós-graduação em Saúde Pública do Instituto Aggeu Magalhães/IAM/Fiocruz

2016 - Arguente da dissertação de Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo, da autoria de Inácia Moreira - "O impacto da crise económica, financeira e social no acesso aos cuidados de saúde em Portugal", apresentada à Faculdade de Economia e à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, 31 de outubro.

2016 - Co-coordenadora do Estágio de Verão Ciência Viva (com Antonieta Reis Leite e Olga Solovova), "«E se as paredes falassem?» A universidade de Coimbra enquanto Património Mundial da Humanidade e lugar de contestação", 27 de junho a 1 de Julho, Centro de Estudos Sociais - Coimbra.

2015 - Arguente da dissertação de Mestrado em Saúde Pública da autoria de Gisseila Garcia - "Assistência ao parto em Cabo Verde: retrato das experiências vividas por mulheres cabo-verdianas", Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, 22 de junho.

2015 - Arguente da dissertação de Mestrado em Sociologia, de Liliana Cunha - "O primado da experiência. Histórias de consumo e perspetivas sobre os medicamentos pelos estudantes universitários", apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, 15 de setembro.

2015 - Coorganizadora do Ciclo de cinema "Democracia e inquietação", 4 de março, 1 e 30 de abril de 2015 (com Alexandre de Sousa Carvalho, Élida Lauris, Sara Araújo e Sofia José Santos).

2015 - Moderação da sessão paralela "Solidarity and Social Inclusion" no âmbito do congresso internacional CIVE MORU, Porto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 30 e 31 de março.

2014 - Moderação da sessão "Globalização, Política e Cidadania - Mesa 1 - Cidadania e participação", do VIII Congresso de Sociologia "40 anos de democracia(s) Progressos, Contradições e Prospetivas", Universidade de Évora, 14 a 16 de Abril.

2014 - Moderação da sessão "Que respostas para o crime juvenil?", no âmbito do Colóquio Os jovens e o crime - transgressões e justiça tutelar, organizado pelo Centro de Estudos Sociais, realizado na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, 7 de novembro.

2014 - Moderação da sessão DD4 - Democratizing Democracy, no âmbito do International Colloquium Epistemologies of the South, Coimbra, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, 10 a 12 de julho.

2014 - Participação como oradora convidada no 2º encontro multidisciplinar "Imagens de Impasse. Conversas de Transformação" sob o tema "Mitologias e Mobilização Social: Uma Incapacidades Propositiva?", organizado pelo UPTEC-PINC da Universidade do Porto, realizado a 29 de maio.

2013 - Comentário à conferência de Aline Afonso(ICS-UL) "Mulheres e práticas de financiamento para o acesso aos serviços de saúde na Guiné-Bissau", VIII Ciclo Anual Jovens Cientistas Sociais, Centro de Estudos Sociais, 05 de dezembro.

2013 - Orientação de Estágio de Integração na Investigação, promovido pelo CES junto dos/as estudantes de licenciatura, no âmbito do projeto BECOM (fevereiro a julho).

2012 - Moderação da Sessão "Ação coletiva e participação dos utentes nos serviços de saúde". V Congresso Ibero-Americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde. Lisboa, 12 de Outubro.

2012 - Moderação da sessão paralela "Mulheres e Direito(s): Retratos Plurais" do Colóquio Internacional "Direito(s) e desigualdades", onde foram oradoras Karyna Batista Sposato, Rafaela Granja, Alexandra Pimenta e Marjorie Corrêa Marona. 23 de Abril, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

2011/2012 - Membro da equipa organizadora da atividade de extensão do CES - "Café com Livros" (com Acácio Carvalho, Ana Sofia Correia, Carlos Nolasco, Maria José Carvalho e Sofia José Santos)

2011 - Ao longo do ano lectivo 2010/2011 apresenta, com Hugo Dias, a sessão "O Protesto em Sociedade: «Quando se luta, nem sempre se ganha, mas se não se luta, perde-se sempre!», no âmbito da actividade o CES vai à Escola, designadamente nas seguintes escolas: - 2 e 10 de Março, na Escola Secundária Infanta D. Maria,Coimbra; - 15 de Março, Escola E.B 2,3 Martim de Freitas, Coimbra; - 23 de Março, Escola Secundária de Soure, Coimbra;

2011 - Co-coordenadora do Estágio de Verão Ciência Viva (com Nuno Serra), "Cidades e Participação Cidadã", 4 a 8 de Julho, Centro de Estudos Sociais.

2011 - Membro da equipa organizadora do "CES vai à Escola", actividade que visa promover o debate de temas sob investigação no CES junto dos jovens a frequentar o ensino secundário.

2011 - Moderação da sessão 1B do Colóquio Internacional "A Mulher em Debate". Funchal, Ilha da Madeira, 1 a 4 de Junho.

2011 - Moderação do seminário "Narrativas do Social: Testemunho, Denúncia e Transformação", no âmbito do Ciclo de Seminários "Saberes em Diálogo", onde foram oradores: Ana Bacalhau, Bruno Sena Martins, Claudino Ferreira e José Luís Peixoto. Coimbra, Centro de Estudos Sociais, 23 de Novembro.

2010 - Apresentação, a convite do IPAM - The Marketing School, aos alunos da licenciatura em Marketing, no âmbito da disciplina "Investigação e Métodos de Pesquisa", da sessão de trabalho intitulada: "Como, porquê e para quê investigar os movimentos de protesto enquanto espaços de participação cidadã nas decisões políticas?".

2010 - Coordenadora do Estágio de Verão Ciência Viva "Anatomia do Protesto: organização, formas e relevância das acções de protesto em sociedade", 19 a 23 de Julho, Centro de Estudos Socias (com Alberto Pereira, Hugo Dias, José Manuel Mendes, Manuel Carvalho da Silva, Pedro Araújo e Susana Costa)

2010 - Membro da Comissão Editorial do nº da Revista Electrónica dos Doutorametos do CES, "Cabo dos Trabalhos", dedicado ao I Colóquio de Estudantes de Doutoramento do CES (no prelo)

2009 - Comentário à conferência de João Rodrigues (Universidade de Manchester) "Onde pára o mercado? Movimento e Contra-movimento em Karl Polanyi e Friedrich Hayek", IV Ciclo Anual de Conferências Jovens Cientistas Sociais, Centro de Estudos Sociais, 18 de Março.

2009 - Moderação da sessão "Governação e democracia" no âmbito do Primeiro Colóquio de Estudantes de Doutoramento do CES "Coimbra C: Escalas e Transbordos", onde foram apresentadas as comunicações de Mateus Kowalski, Hugo Pinto e Vasco Almeida, comentadas pelo Professor Doutor Francisco Louçã e pelo Professor Doutor José Reis

2009 - Moderação da Sessão III do Seminário sobre Estudos sobre a Ciência em Portugal: Rumos Contemporâneos, onde foram apresentadas as comunicações de Paulo Granjo e Mónica TRuninger, Coimbra, Centro de Estudos Sociais, 6 de Maio

2008 - Member of the "Ciência Viva" project, which aims at the promotion of the scientific culture among young students

2008 - Participation in the Regional Training Course on Participatory Budgeting with the presentation "Participatory Budgeting: learnig from best practice and mistakes." Paper presented with João Arriscado Nunes, Coimbra, 25 of September.

2008 - Participation in the Regional Training Course on Participatory Budgeting with the presentation "Participatory Budgeting: to learn from the best practice and the mistakes." Paper presented with Juliana Torquato, Parque Biológico de Gaia, 29 of September.

2008 - Participation in the Regional Workshop on Participatory Budgeting, where presented the paper "Êxitos e Possíveis Efeitos Boomerang do OP", helded in Lisbon, 23 of June. This Action was integrated in the project "Orçamento Participativo Portugal", funded by IC Equal.

2008 - RESIST (Researching Inequality through Science and Technology) project presentation to sociology graduate students, School of Economics, University of Coimbra, 14 of May.