PhD Thesis proposal

DEIinHEI - Diversidade, equidade e inclusão: estudantes com necessidades educativas específicas nas instituições de ensino superior

Supervisor/s: Paulo Peixoto

Doctoral Programme: Doutoramento em Sociologia

O projeto incide sobre a problemática da inclusão dos estudantes com necessidades educativas específicas no ensino superior. Parte da diversidade e da heterogeneidade de públicos para discutir a integração, a equidade e a inclusão, focando-se na especificidade das trajetórias individuais e nas ações institucionais orientadas para a inclusão.

Para enfrentarmos a complexidade de que este fenómeno se reveste, confrontamos três abordagens das teorias da educação inclusiva: a abordagem behaviorista; a cognitiva; e a construtivista. Defendemos que é na combinação das três abordagens que se concretizam as perspetivas da inclusão.

Metodologicamente, orientamo-nos por uma abordagem predominantemente qualitativa, privilegiando a análise documental e as entrevistas, sendo estas usadas para a construção de retratos sociológicos. Este dispositivo metodológico permite confrontar disposições individuais com práticas institucionais, promovendo leituras plurais e favorecendo um olhar sociológico que, libertando-nos dos dogmas das subjetividades absolutas e das forças incontornáveis das estruturas, releva a importância do conhecimento sociológico contextual.