Seminário

Introdução à técnica "Qualitative Comparative Analysis", utilizada na análise de situações complexas

Nádia Cristina Pinheiro Rodrigues (PGSP / ENSP / FIOCRUZ)

9 de março de 2020, 14h00

Sala 2, CES | Alta

Comentário: Vera Cecília Frossard  ( CSEGSF / ENSP / FIOCRUZ) | Moderação: Ana Raquel Matos (CES/FEUC)
 

Resumo

A técnica “Qualitative Comparative Analysis” (QCA) é uma abordagem inovadora que permite a análise de fenómenos complexos. O objetivo da técnica é investigar configurações de fatores e desfechos possíveis. A QCA é uma ferramenta importante para simplificação de situações de grande complexidade comuns nas ciências sociais. A técnica é projetada para uso com um número intermediário de casos, geralmente entre 10 e 50.

Por meio desta técnica é possível identificar quais o(s) fator(es) necessários e que combinação de fatores são suficientes para a ocorrência dos desfechos. Desta forma, o QCA pode ajudar a explicar por que determinado desfecho ocorre em alguns casos, mas não em outros.


Notas biográficas

Nádia Cristina Pinheiro Rodrigues - Formada em Odontologia (1990), mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutora em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007). É pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e professora associada de epidemiologia e bioestatística no Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e membro do Programas de Pós-Graduação em Saúde Pública (PGSP / ENSP / FIOCRUZ), em Saúde Coletiva (PPGSC / IMS / UERJ) e Telemedicina e Telessaúde (MPTT / UERJ). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia e Bioestatística, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia social, atenção primária à saúde, doenças crónicas e infecciosas.

Vera Cecília Frossard - Psicóloga, doutorada em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva por PPGBIOS - ENSP, UFRJ, UERJ, UFF. Tem experiência na área da saúde mental, principalmente em articulação com a atenção básica à saúde. Promove oficina de metodologia de pesquisa no curso de especialização em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). É membro do comité de ética na pesquisa da Ensp. Participa de pesquisas na área da promoção à saúde e atua na promoção de tecnologias de cuidado em saúde mental no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF) da Ensp, Fiocruz. No seu período de visita ao CES desenvolve o projeto “Formas de viver em contexto de violência”.