Seminário

Desigualdades sociais e saúde no Brasil. O impacto das reformas do Governo Lula

Mauro Serapioni (CES)

22 de março de 2011, 17h00

Sala de seminários (2º piso), CES-Coimbra

Resumo

O Brasil, embora tenha desenhado um sistema de saúde universal a partir das referências da Constituição do 1988 e apesar dos progressos alcançados nos últimos 15 anos, ainda não consegui enfrentar com determinação o problema das desigualdades sociais e regionais de saúde. Tais desigualdades se expressam tanto em termo de recursos distribuídos e de acesso aos serviços como em relação ao estado de saúde entre os diferentes grupos sociais da população. Este seminário, após uma breve apresentação do sistema de saúde brasileiro e do processos de reforma dos últimos 20 anos, analisa as desigualdades sociais de saúde que representam um dos maiores desafios da sociedade brasileira, destacando alguns factores relacionados a este fenómeno. Sucessivamente se examinam as políticas de saúde implementadas pelos Governos do Presidente Lula nos últimos oito anos, esboçando uma análise do impacto destas reformas na redução das desigualdades de saúde.

 

Nota Biográfica

Sociólogo, Mestre em Gestão de Sistemas Locais de Saúde e Doutor em Ciências Sociais e Saúde pela Universidade de Barcelona. È investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e membro do Núcleo Políticas sociais, Trabalho e Desigualdades (POSTRADE). Foi consultor da UNICEF em 1995; coordenador do Curso de Especialização em Gestão de Sistemas Locais de Saúde na Escola de Saúde Pública do Ceará de 1996 até 2001; professor visitante da Universidade Estadual do Ceará de 2000 até 2006; professor contratado da Universidade de Bolonha no ano 2003; Consultor da OPAS/Ministério da Saúde do Brasil nos anos 2004-2005. Tem publicado capítulos de livros e artigos em revistas brasileiras, italianas, francesas e portuguesas sobre os temas da participação dos cidadãos, desigualdades sociais e saúde, avaliação em saúde, métodos de investigação para os serviços de saúde. 

 

 

Nota: Seminário associado ao Núcleo de Estudos sobre Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades e ao Núcleo de Estudos sobre Ciência, Economia e Sociedade.


Series

Social sciences and health. Challenges and critical issues for health systems