Cities, Cultures, and Architecture (CCArq)Research Group Seminar Series

Archived Works/Interdisciplinary Constellations

February 5 to March 5, 2014

CES-Coimbra

Presentation

 

The archival work is, for many of the researchers at the   Cities, Culture and Architecture (CCArq)  Research Group of the Centre for Social Studies, University of Coimbra, a central task in the research process. However, and although the etymology of the word indicates the place where it preserves documents, the archive has been constituted as a category that is both research support as a research object of construction, both in the fields of Social Sciences and Humanities and Arts - a category that includes architecture.

Tomando por modelo os Arquivos de Walter Benjamin (onde se materializa o habitar territórios de fronteira, rasgo distintivo do novo investigador), onde textos, recortes, anotações, imagens fotográficas, postais, e outros se acumulam e cruzam na construção de um objecto pessoal que, no limite, é ele próprio investigação (como ocorre no Livro das Passagens), o presente colóquio permite, através da reflexão sobre o arquivo como objecto de suporte à investigação transdisciplinar, questionar o seu papel nas metodologias de investigação. Pretende-se, com esse questionamento, construir um diálogo entre as diversas áreas de estudo do ambiente construído que permita, a médio prazo, avançar com projectos potencializadores do trabalho dos investigadores do núcleo.

Assim, o presente ciclo de colóquios interroga um conjunto de membros do CCArq sobre o papel que o arquivo, nas suas diversas formulações - que podem ir das etnografias pessoais, aos arquivos de licenciamento municipal, de imagens fotográficas e outras - tem na investigação pessoal.

Colocam-se as seguintes questões:

a) O que é um arquivo na sua prática de investigação?
b) Como constrói o seu arquivo pessoal?
c) Qual é o papel do arquivo nos projectos de investigação que tem desenvolvido?
d) Qual é o papel do arquivo na produção e divulgação de conhecimento
e) Qual poderá ser o papel do arquivo nas linhas de investigação do CCArq em que se revê?


Metodologia

O ciclo inclui, a par de três sessões onde o arquivo é abordado do ponto de vista das diversas epistemologias disciplinares, duas outras dedicadas respectivamente a questões de natureza técnica sobre a construção de um arquivo digital e aos arquivos de Coimbra e da Universidade.

Cada sessão contará com a apresentação de dois oradores e um moderador/comentador. Cada apresentação será de cerca de 45 minutos, a que se seguirá um debate coordenado pelo moderador/comentador.