Seminário

Do cooperativismo de plataforma à economia solidária digital

Marilia Verissimo Veronese (Unisinos)

5 de junho de 2025, 14h00 (GMT+1)

Evento em formato digital

O seminário discute o exponencial crescimento da economia de intermediação online de serviços e bens de vários tipos, que possuem como elemento comum a utilização de plataformas digitais, especialmente durante e após a pandemia de Covid-19. Tal fenômeno vem sendo chamado de Economia de Plataforma, que produziu mudanças significativas não só no trabalho, mas também nas subjetividades de trabalhadores e cidadãos.

Segundo Grohmann (2021, p.13), o trabalho em plataformas é um “laboratório de luta de classes”, significando tanto o aumento da exploração pelo capital, por meio do controle e gestão do trabalho, como a possibilidade de construção de alternativas pelos trabalhadores, quando engajados em processos de associação autogerida. O trabalho em plataforma passa a ser entendido como um ecossistema que envolve atores humanos e não humanos: empresas, acionistas, investidores, trabalhadores, usuários e consumidores, Estado, algoritmos, programas de rastreamento e extensas bases de dados (Srnicek, 2017, p. 43).

Teoricamente, o fenômeno da plataformização do trabalho, presidido pelas grandes empresas transnacionais, é abordado como uma nova colonialidade, que se faz não pela conquista geográfica, mas pela captura das subjetividades dos trabalhadores envolvidos e pela coleta massiva de dados dos cidadãos, através das interações geradas na interface das plataformas. Durante os anos de 2023-2024, a principal denominação entre ativistas e pesquisadores, no Brasil, mudou de ‘cooperativismo de plataforma’ para ‘economia solidária digital’. O seminário propõe a discussão do que envolve essa mudança em termos de realidade empírica e construção de um campo social em torno da nova realidade.


Nota biográfica

Marilia Verissimo Veronese é professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Ciências Sociais da Unisinos. A profissional atua também na coordenação do Grupo de Pesquisa em Economia Solidária e Cooperativa da instituição. Na graduação, dá aula no curso de medicina e em todos os cursos da saúde, nas disciplinas de Saúde na América Latina.

Graduou-se em Psicologia pela PUCRS. Titulou-se Mestre em Psicologia Social e Doutora em Psicologia Social também pela PUCRS. Além disso, possui Pós-doutorado em Sociologia pelo CES Coimbra.

Em sua trajetória acadêmica, Marilia possui 22 anos de experiência em docência de graduação e lato senso e 15 anos em stricto senso. É pesquisadora associada ao CES Coimbra, onde realizou estágio sanduíche e pós-doutorado. A professora ainda participa de redes internacionais de pesquisa em economia social e solidária (RILESS, rede latino-americana e EMES, rede europeia). Pesquisa na área da intersecção entre a saúde e as ciências sociais.


Atividade no âmbito do ECOSOL - CES, grupo de estudos sobre economia solidária.

_____________________________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis > https://zoom.us/j/88577326122 | ID: 885 7732 6122 | Senha: 048487

Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.