Oficina
Violência sexual contra menores | Conversa Feminista com Ângelo Fernandes e Júlia Garraio
29 de outubro de 2025, 17h00
Sala 1, CES | Alta
Apresentação do romance "Neblina" de Ângelo Fernandes, dedicado ao tema do abuso sexual de menores. Conversa sobre todo o trabalho do autor no domínio da violência sexual contra menores, nomeadamente através da associação "Quebrar o Silêncio", que apoia homens e rapazes vítimas e sobreviventes de violência sexual.
Esta conversa tem como convidado Ângelo Fernandes, fundador da "Quebrar o Silêncio", em diálogo com Júlia Garraio, investigadora do CES.
Oficina em parceria com o projeto de investigação UnCoveR - Violência sexual nas paisagens mediáticas portuguesas [DOI 10.54499/2022.03964.PTDC]
Notas biográficas
Ângelo Fernandes é o fundador da Quebrar o Silêncio - a primeira associação portuguesa de apoio especializado para homens e rapazes vítimas e sobreviventes de violência sexual - e autor do livro "De Que Falamos Quando Falamos de Violência Sexual Contra Crianças?", um guia dirigido a pais, mães e pessoas cuidadoras para a prevenção do abuso sexual de crianças, e do romance "Neblina".
Além do apoio prestado aos homens sobreviventes, trabalha para informar e sensibilizar o público em geral sobre violência sexual, especificamente contra homens e rapazes. Realiza acções de formação sobre violência sexual para profissionais de diversas áreas e estudantes universitários e dinamiza workshops para pais, mães e pessoas cuidadoras para a prevenção da violência sexual contra crianças.
Júlia Garraio é investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Desenvolve o projeto Dis/entangling Rape – Violência Sexual na Literatura e no Cinema Portugueses do século XXI, no âmbito do Programa de Estímulo ao Emprego Científico (CEEC) da FCT. É Co-PI do projeto FCT UnCoveR – Violência Sexual nas Paisagens Mediáticas Portuguesas. Integrou o Grupo de Investigação Histórica da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica Portuguesa. É membro do grupo de investigação internacional SVAC-Sexual Violence in Armed Conflict (https://warandgender.net/about). Faz parte do Conselho Editorial da revista European Journal of Women's Studies, onde é responsável pela secção das recensões. Fez parte da equipa de vários projetos nas áreas dos Estudos de Memória, Estudos de Género, Media, Literatura e Estudos Culturais.