Curso de Formação Avançada

Práticas Pedagógicas para a Integração da Perspetiva de Género no Ensino Superior

23-24 de abril (Presencial > Hotel Ibis, Coimbra) || 8 de maio (online) || 2024

[No caso de se observar um número de inscrições superior ao número de vagas, a seleção de participantes será feita com base no perfil institucional (tipo de instituição) e profissional (área científica), de modo a assegurar maior diversidade de perfis na formação]


Enquadramento

Apesar da expansão da área nas duas últimas décadas, e do clima público de aceitação e reconhecimento da importância do género como objeto em muitas disciplinas e instituições, a análise sistemática recente da incorporação dos Estudos sobre Mulheres, de Género e Feministas (EMGF) nos currículos do ensino superior (ES) em Portugal conduzida no âmbito do ENGENDER revelou o caráter ainda incipiente, acessório e precário deste campo de estudos na estrutura curricular no país. Um modelo de ensino que não reconhece as múltiplas formas como conceções de género influenciam, por exemplo, o ambiente de sala de aula, as interações entre discentes (e entre estes/as e docentes) e o próprio currículo, contribui ativamente para a perpetuação de tais assimetrias, a partir da reprodução (in)consciente de enviesamentos e estereótipos de género nas práticas pedagógicas. A ausência de uma perspetiva de género perpetua um modelo de ensino gender-blind cujos efeitos sobre a formação das/os estudantes são profundos e marcadamente negativos ao nível académico, profissional e humano.

A ação de formação ENGENDER pretende sensibilizar e capacitar docentes do ensino superior para a incorporação da perspetiva de género na sua prática docente através de abordagens práticas e interativas, constituindo-se como uma oportunidade para identificar e refletir criticamente sobre os preconceitos e estereótipos, frequentemente inconscientes, reproduzidos na prática pedagógica, e mantidos inquestionáveis devido à falta de espaços de desenvolvimento profissional em meio académico.


Destinatários/as: Docentes do Ensino Superior


Objetivos
- Sensibilizar sobre a importância de incluir a dimensão de género nos currículos e práticas pedagógicas;
- Promover a reflexão sobre estereótipos de género e seu impacto no ambiente académico;
• Capacitar para a construção dos curricula com perspetiva de género nas diversas áreas de estudo;
• Capacitar para o desenvolvimento de práticas pedagógicas (dentro e fora da sala de aula) sensíveis ao género;
• Incentivar a criação de um ambiente de ensino-aprendizagem que respeite a diversidade de género e promova a igualdade.
• Fornecer e testar recursos para a incorporação da perspetiva de género nos currículos (formais), bem como estratégias e práticas (informais) de ensino
• Coconceber estratégias e soluções inovadoras para o mainstreaming de género no ensino.


Metodologias:
A ação de formação combina sessões de natureza diversa, incluindo seminários, oficinas, grupos de trabalho e fóruns, para articular exposição de conteúdos e o envolvimento coletivo na discussão com a utilização de métodos ativos e colaborativos, privilegiando-se a participação ativa dos/as docentes, por forma a potenciar um processo de aprendizagem reflexivo promotor do reforço de competências para a integração das questões de género (a partir de uma perspetiva interseccional), nas práticas pedagógicas. Para o efeito, além da exposição de contributos concetuais, privilegia-se a análise de processos de desenvolvimento curricular através de metodologias participativas e de cocriação inspiradas no design thinking. 


Condições de Participação
- Inscrições gratuitas até 1 de abril;
- Almoços dos dias 23 e 24 de abril gratuitos;
- Certificado de participação (80% de presenças).


Atividade no âmbito do projeto ENGENDER - Integração dos Estudos de Género nos curricula e práticas pedagógicas no ensino superior em Portugal, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (ref.ª PTDC/SOC-ASO/7173/2020)