Curso de Formação a Distância
Democracia, Direitos Humanos e Participação de Crianças e Jovens - Formação para professores e educadores
9, 10 e 17 de outubro; 6, 7 e 13 de novembro; 4, 5 e 11 de dezembro.
Programa
Módulo 1 - Introdução aos Direitos Humanos
Sessão 1 – 9 de outubro, 6.ª feira, 17h30-20h30
Origem e história dos Direitos Humanos.
Princípios fundamentais da Declaração Universal dos Direitos Humanos e outros instrumentos relevantes.
Carla Luís
Sessão 2 - 10 de outubro, sábado, 10h00-12h30
Educação em e para os Direitos Humanos.
Direitos Humanos: desigualdades e dilemas.
Diana Silva
Sessão 3 – 17 de outubro, sábado, 10h00-12h30
Qual o meu papel na promoção e defesa dos Direitos Humanos?
Direitos Humanos: recursos e métodos a utilizar em sala de aula.
Carla Luís, Diana Silva
Módulo 2 - Participação das Crianças e Jovens na Escola
Sessão 1 – 6 de novembro, 6.ª feira, 17h30-20h00
A Convenção sobre os Direitos das Crianças: princípios-chave.
Direitos das Crianças: diferentes perspectivas e abordagens.
Diana Silva
Sessão 2 - 7 de novembro, sábado, 10h00-12h30
Participação das crianças e jovens: quais as condições necessárias e que obstáculos? Que níveis de participação existem e como avaliar?
Diana Silva
Sessão 3 – 13 de novembro, 6.ª feira, 17h30-20h00
Educação Democrática: da aprendizagem em comunidade à Floresta-Escola.
Rafael Betencourt
Módulo 3 - Participação das crianças e jovens na sociedade
Sessão 1 – 4 de dezembro, 6.ª feira, 17h30-20h30O que é a Democracia e como posso participar?
Mecanismos de participação na vida pública em sociedade de crianças e jovens.
Carla Luís
Sessão 2 - 5 de dezembro, sábado, 10h00-12h30
Democracia, literacia e participação: o projeto Miúdos a Votos.
Cláudia Lobo, Visão Júnior e Margarida Marques da Costa, Rede de Bibliotecas Escolares
Democracia, eleições e participação na sociedade: recursos a utilizar com os alunos
Carla Luís
Sessão 3 – 11 de dezembro, 6.ª feira, 17h30-20h30
Ferramentas e recursos informáticos (online e offline) para promoção da participação das crianças e jovens.
Francisco Gomes
Sessão final: debate e conclusões.
Carla Luís, Diana Silva e Francisco Gomes