Apresentação de livro no âmbito do Gender Workshop Series IX

A hora e a vez de Carolina de Jesus - autoria literária do corpo negro em fala

Raffaella Fernandez (PNPD/Capes; PACC-UFRJ)

25 de outubro de 2018, 17h00

Cena Lusófona, Pátio da Inquisição (Coimbra)

Apresentação

Nessa apresentação do livro "Meu sonho é escrever", intergrada no Gender Workshop Series IX, pretendo demonstrar os percursos literários do projeto literário de Carolina Maria de Jesus evidenciando os aspectos da tradição oral mesclados à linguagem culta consumida dos restos de livros recolhidos de lixeiras em sua vida de catadora de papéis nos idos de 1950 na cidade de São Paulo e movimentos de escolha, supressão e interação sobre os seus escritos.


Nota biográfica

Raffaella Fernandez é doutora em Teoria e História da Literária (2015) no IEL-UNICAMP, com estágio de doutorado no Institute de Textes et Manuscrits Modernes (ITEM/ CNRS) na École Normale Supérieure de Paris (Capes-PDSE/2013) sobre os aspectos literários, dispersos nos manuscritos inéditos de Carolina Maria de Jesus. Atualmente é pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da UFRJ (PNPD/Capes) e do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC-UFRJ), sob supervisão da Profa. Dra. Heloísa Buarque de Hollanda. É investigadora integrada ao CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2014).

Em  2018 publicou o livro A poética de resíduos de Carolina Maria de Jesus e  organizou o livro 'Meu sonho é escrever" de Carolina Maria de Jesus. Também organizou o livro Onde estaes felicidade? de Carolina Maria de Jesus em 2014.