Roda de Conversa
Os Comuns e a Economia Social e Solidária
25 de maio de 2017, 16h00
Casa da Esquina (Coimbra)
Enquadramento
Duas das inovações mais significativas onde se perspetiva um futuro alternativo para além das crises, social, económica, ambiental e democrática podem ser expressas em dois conceitos que recobrem um conjunto muito vasto de iniciativas emergentes da sociedade: o de comuns e o de economia social e solidária.
O conceito de comuns refere-se ao uso e produção de bens, pelas comunidades, distintos daqueles que ocorrem no âmbito da propriedade privada e têm expressão, por exemplo, no património comum da humanidade e no uso de bens naturais como a água, no uso de terras comuns como é o caso dos baldios, na utilização do espaço público e outros espaços comuns nas cidades e no direito à cidade e no direito à habitação.
O conceito de economia social e solidária reporta-se a iniciativas e práticas que têm uma dimensão organizativa, cultural e política distintas das expressões da economia mercantil e(ou) capitalista, e se estrutura a partir de uma proposta que é também política, assente em laços de reciprocidade como base para a interação entre seres humanos e estes e a natureza na produção da sua existência.
Esta ronda de conversa pretende colocar em diálogo estudiosos dos conceitos de comuns e de economia social e solidária e organizações e ativistas que têm vindo a colocar em prática princípios e ideias que os concretizam. Pretende-se suscitar o cruzamento de conceitos e de práticas com vista a fazer avançar agendas e experiências comuns e a aprofundar laços entre os diferentes participantes.
Participantes
Riccardo Petrella (Universidade Católica de Louvain),
Rita Serra (Centro de Estudos Sociais),
Paula Duarte Lopes (CES/FEUC),
António Brito Guterres (ISCTE-IUL)
Pedro Hespanha (ECOSOL/CES),
Sílvia Ferreira (FEUC/CECES e CES),
Filipa Alves (Casa da Esquina)
João Peralta (Há Baixa)
Catarina Pires (Jazz ao Centro Clube)
e todas as organizações participantes no evento.
Este evento liga-se com o colóquio “Reflexões para a Cidade – Ação Política e Participação Cidadã”, organizado pelo Há Baixa, que decorre no dia 24 de maio, a partir das 15 horas.
Após esta Roda de Conversa, a partir das 18 horas, efetuar-se-á uma conversa sobre o Forum Ambiental, Social e Económico Português – FASE, para a qual todos os/as participantes estão convidados/as.
Organização
Casa da Esquina, Centro de Estudos Cooperativos e da Economia Social/FEUC, ECOSOL/Centro de Estudos Sociais, Jazz ao Centro Clube, Há Baixa.