Seminário do Projeto INTIMATE

Sexualidade (livre) e parto: uma conexão prazerosa?

Lia Hecker Luz (CES)

14 de novembro de 2016, 17h00

Sala 2, CES-Coimbra

Resumo

Com a hospitalização do parto, não apenas a relação entre parto e sexualidade passou a ser ignorada, como também o parto passou a ser percebido como um evento doloroso, basicamente sem qualquer reconhecimento de que este pode ser prazeroso, sexual e extático. Como resultado, há muito poucos estudos que abordam o parto como um fenômeno sexual, muito embora já se saiba que no nascimento estão presentes os mesmos hormônios dos demais episódios da vida sexual da mulher. Esta pesquisa explora a temática da sexualidade do parto, a partir das narrativas e da perceção pessoal de mães que vivem na comunidade intencional de Tamera, no sul de Portugal, com o objetivo de identificar como essas mulheres expressaram sua sexualidade durante o processo de nascimento dos filhos e qual a influência de uma cultura de sexualidade e amor livre nas sensações de trabalho de parto e parto, buscando descobrir se esta contribui para a vivência de experiências mais prazerosas.

Bibliografia disponível para consulta na Biblioteca Norte | Sul (solicitar consulta de material Seminários INTIMATE):

Buckley, Sarah (2010), Sexuality in Labour and Birth: An Intimate Perspective. In D Walsh & S. Downe (eds.), Essential Midwifery Practice: Intrapartum Care. Wiley-Blackwell, pp. 213-234.

Sugestão adicional de leitura: https://www.tamera.org/pt/pensamentos-basilares/o-que-e-amor-livre/

 

Nota biográfica

Lia Luz é investigadora de pós-doutoramento no Centro de Estudos Sociais de Coimbra (CES), onde aborda, principalmente, questões de gênero, contemplando pesquisas sobre feminismo e ciberativismo, humanização do parto e sexualidade e amor livre. Durante doutoramento pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PGCS-UFRN), com estágio doutoral no CES, desenvolveu pesquisa na interface das Ciências Sociais com as Ciências da Saúde e a Comunicação Social, com foco especial nas mídias sociais e no ativismo pela humanização do parto. Participa do Observatório Observatório Boa-Ventura de Estudos Sociais, um convênio entre o CES e o PGCS-UFRN.


Seminário realizado no âmbito do projeto “INTIMATE - Citizenship, Care and Choice: The Micropolitics of Intimacy in Southern Europe”, financiado pelo European Research Council (FP/2007-2013) / ERC Grant Agreement [338452]. Mais informação em www.ces.uc.pt/intimate