Seminário

Na companhia das vozes: o movimento Ouvir Vozes em Coimbra

José Cunha Oliveira

Juš Škraban

14 de dezembro de 2016, 17h00

Sala 1, CES-Coimbra

Resumo

O grupo Ouvir Vozes Coimbra surgiu no início de 2016 com o objetivo de oferecer um espaço de partilha das perceções de pessoas que ouvem vozes que os outros não ouvem, ou veem coisas que os outros não  veem, ou têm outras experiências estigmatizadas e comummente classificadas com termos psiquiátricos do espectro psicótico. O grupo pretende criar um espaço seguro, através da presence de pares e pessoas com empatia, de partilha destas experiências e sensibilizar o público geral através de eventos culturais.

O Seminário, que encerra a 2ª edição do Ciclo Artes e Cuidados da Saúde Mental, faz uma apresentação das atividades do grupo, no passado e no presente, um breve enquadramento teórico e a sua contextualização em movimentos transnacionais.


Notas biográficas

José Cunha Oliveira é médico psiquiatra. Em 1997 traduziu e coeditou o livro "Na companhia das vozes. Para uma análise da experiência de ouvir vozes." (Editorial Estampa), que foi a primeira obra sobre a experiência de ouvir vozes em Portugal. Foi coordenador e diretor de
vários serviços psiquiátricos.

Juš Škraban é estudante de Mestrado em Psiquiatria Social e Cultural (FMUC) e licenciado em antropologia cultural (Universidade de Ljubljana, Eslovénia). Em Ljubljana fez parte da iniciativa Ouvir Vozes Eslovénia.