Colóquio

Economias Feministas

26 de junho de 2014, 14h00

Sala 1, CES-Coimbra

Apresentação

A economia, tanto nos seus aspetos mais teóricos como na sua aplicação e operacionalização nas várias esferas sociais, tem sido, sobretudo, uma narrativa e um lugar de poder dos homens. Apesar de as mulheres participarem amplamente na economia real no mundo, em especial na produção e comercialização de produtos, bens e serviços de caráter vital, esta mesma economia tem excluído, sistematicamente, uma significativa maioria de mulheres da titularidade, gestão e usufruto dos recursos e das riquezas geradas. Pode afirmar-se, sem lugar a incertezas, que a economia é, em grande medida, trabalho das mulheres pelos interesses dos homens.

Por outro lado, a economia dominante, a que chamamos capitalismo, tem conseguido a sua hegemonia através da extrema exploração da força de trabalho, da expropriação de recursos, do empobrecimento da maioria dos seres humanos do mundo, da acumulação imparável das riquezas, do totalitarismo, da mercantilização e da manipulação das expectativas de consumo, bem como de um epistemicídio generalizado sobre outras formas de organização económica. O capitalismo tem usado todos os tipos de violência para se manter, se desenvolver e se metamorfosear de forma a alcançar o seu objetivo: uma escassez profunda para a maioria das pessoas, uma acumulação infinita para muito poucos.

Consideramos, assim, que esta é uma realidade económica que exclui uma imensidade de mulheres – as mulheres são as mais pobres de todas/os as/os pobres no mundo – e que é constitutivamente violenta em todas as suas dimensões.

Com este colóquio queremos aprofundar os contributos feministas para o debate sobre e em economia. Propomos debater duas questões centrais: a primeira é a possibilidade de teorizar a economia a partir de um pensamento feminista que não exclui as mulheres e revela formas de organização económica contrárias ao impulso destruidor do capitalismo; a segunda é a existência de alternativas económicas em vários países do mundo que já são portadoras de um pensamento alternativo das alternativas.

Este colóquio encerrará a IV série do ciclo de oficinas intitulado Gender Workshop que é organizado anualmente no CES e dedicado ao debate transdisciplinar dos mais variados temas em que têm relevo ou estão implicadas as identidades sexuais.

Entrada livre | Outras informações poderão ser solicitadas para gw@ces.uc.pt