Seminário

A religião, espaços e tempos: práticas linguísticas e identitárias em dois contextos migratórios eslavos - no Sul do Brasil e em Portugal

Jakeline A. Semechechem

Olga Solovova

27 de maio de 2014, 11h00

Sala 2, CES-Coimbra

Moderadora: Alberta Giorgi (CES/POLICREDOS)


Resumo

Este seminário surge no âmbito da linha de investigação sociolinguística crítica em contextos e repertórios multilíngues resultantes de migrações e mobilidades transnacionais em desenvolvimento no CES e associa-se ao ciclo de seminários "Religião e...", organizado pelo POLICREDOS. Nele propõe-se fazer uma reflexão conjunta, colaborativa e dialógica sobre a relação da religião com as práticas comunicativas, de alfabetização e letramento mutlilingues, e as correspondentes políticas linguísticas, culturais e estratégias identitárias, a partir de olhares etnográficos enraizados em dois contextos de imigração eslava em períodos distintos da história: 1) o desde final do séc. XIX até meados do séc. XX no Sul do Brasil; e 2) o do início do séc. XXI em Portugal.

A reflexão apresentada debruça-se sobre as práticas comunicativas e linguísticas em várias dimensões de políticas culturais mais amplas, tanto dos regimes culturais nos impérios russo e soviético e no Brasil, como de práticas internas da própria igreja. Agindo em conjunto, essas dimensões configuram o papel estruturante que a religião se permite ocupar no uso quotidiano da linguagem - de alfabetização, letramento e escolarização em contextos de língua portuguesa – dos descendentes eslavos que observados nos lugares de pesquisa das investigadoras. Esse papel é operacionalizado através de mecanismos de posicionamento das práticas religiosas perante outras práticas sociais, aqui ilustrados em eventos comunicativos concretos. Entendendo as dinâmicas culturais como fluidas e híbridas em tempos de globalização, aponta-se também para as mudanças das práticas e dos espaços da religião perante as novas realidades.


Notas biográficas

Jakeline A. Semechechem é doutoranda em Letras, área de especialização em Estudos Linguísticos na Universidade Estadual de Maringá (UEM/CAPES/Brasil). Neste momento encontra-se em estágio de doutoramento na Faculdade de Letras na Universidade de Coimbra (UC). Possui mestrado em Letras, Estudos Linguísticos também pela Universidade Estadual de Maringá (2010), graduação em Letras pela Universidade Estadual do Centro - Oeste (UNICENTRO) (2006) e especialização em Educação do Campo (2013). É membro do Grupo de Pesquisa - Letramento, etnografia, interação, aprendizagem e multilinguismo (LEIAM) na Universidade Estadual de Maringá (Brasil). Desenvolve investigações de cunho etnográfico e seus interesses e publicações são relacionadas, principalmente com os seguintes temas: letramento, multilinguismo e identidades sociais.

Olga Solovova é investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, sendo membro do Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz. É recém-doutorada em Letras (Sociolinguística) pela Universidade de Coimbra e mestre em Linguística Descritiva (Especialização em Sociolinguística e Sociologia da Linguagem) pela mesma Universidade (2006). A sua tese de doutoramento analisa políticas de língua que sustentam a existência de escolas informais de línguas para além de português em Portugal. Os seus interesses de investigação centram-se em questões de ideologia linguística e políticas de língua, construções discursivas de identidade cultural em sociedades multilingues, bem como em abordagens multilingues à literacia e alfabetização. Recentemente publicou, com Clara Keating e Olga Barradas (Keating, C.; Solovova, O.; Barradas, O. (2014), Language Policies, Multilingualism and Migrations: Towards a Polycentric Approach to the Values of Portuguese in European Space, in Luiz Paulo Moita Lopes (org.), Global Portuguese: Linguistic Ideologies in Late Modernity. London: Routledge) e prepara um artigo sobre espaços ideológicos disponíveis para práticas de escrita e leitura multilingue em Portugal, que será publicado numa edição temática de International Journal of Sociology of Language.


Atividade no âmbito do Observatório da Religião no Espaço Público (POLICREDOS)