Seminário

Seminário preparatório de "Ensinar Pelo Projeto: Colóquio Internacional sobre o Ensino do Projeto de Arquitetura"

10 de julho de 2012, 17h00

Capela do Colégio das Artes, Universidade de Coimbra

Enquadramento

O Departamento de Arquitetura Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade de Coimbra e o Centro de Estudos Sociais vão realizar o evento “Ensinar Pelo Projeto: Colóquio Internacional sobre o Ensino do Projeto de Arquitetura”.

Este seminário preparatório tem como objetivo apresentar duas experiências de ensino realizadas nas escolas de arquitetura brasileiras, UNICAMP e MACKENZIE, para enriquecer o debate sobre o problema do ensino da arquitetura: “Relações entre Pesquisa e Projeto” por Maria Teresa de Stockler e Breia [ler RESUMO] e “O Projeto Participativo Como Ancora do Processo de Ensino Aprendizagem dos Arquitetos e Urbanistas Brasileiros” por Ana Maria Reis de Goes Monteiro [ler RESUMO].

No âmbito da preparação do colóquio “Ensinar pelo Projeto…” a realizar em setembro, este seminário será um contributo fundamental.


Notas Biográficas

Maria Teresa de Stockler e Breia - Bacharel em Arquitetura e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Doutora em Arquitetura pela Universidade de São Paulo (USP); Professora Adjunta das disciplinas Teoria da Arquitetura e Metodologia do Trabalho Científico, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tema de Pesquisa - Ensino de Arquitetura.

Ana Maria Reis de Goes Monteiro - Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestrado em Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora doutora no curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Entre dezembro de 2010 e abril de 2012 foi coordenadora de graduação. É representante da UNICAMP no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano de Campinas - CMDU. Diretora da ABEA - Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo para o biênio 2012/2014. Tem experiência na área de Teoria e Projeto, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de arquitetos e urbanistas, ensino de arquitetura, processo de projeto de arquitetura e arquitetura moderna brasileira.
 

Nota: Atividade no âmbito do Núcleo de Estudos sobre Cidades, Cultura e Arquitetura (CCArq)