Sessão cinematográfica e debate

“Anfiteatros e Prisões” de Nicolae Margineanu

20 de junho de 2012, 21h30

Bar do Teatro da Cerca de São Bernardo, Coimbra

Comentários: Ioan Stanomir (Universidade de Bucarestee) e Adrian Cioflâncă  (Conselho Nacional para o Estudo dos Arquivos da Securitate)

Documentário [2010, 50’ | Falado em Romeno. Dobrado em Inglês]

Sinopse:
Documentário sobre Nicolae Margineanu, realizado pelo filho com o mesmo nome, que honra a memória do pai que estudou nas principais universidades da Europa e dos Estados Unidos. Publicou doze livros em psicologia e é reconhecido como um dos mais importantes nomes da psicologia romena. Em 1948,  foi um dos presos políticos que, condenado após um julgamento simulado, passou 16 anos de trabalho forçados nas prisões da ditadura comunista.
Foram anos de extremo sofrimento, humilhação e repetidas tentativas de aniquilar a sua personalidade, anos em que o psicólogo Margineanu declarou que "... a única defesa que temos em frente dos maus-tratos e injustiças é a firme convicção e fé que a justiça triunfa eventualmente."
 

 

Coorganização: Instituto Cultural Romeno em Lisboa (ICR), Centro de Estudos Sociais da UC (Iolanda Vasile e Mihaela Mihai - Núcleo de Estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito | DECIDe) e Fundação Mário Soares