Oficina

Iª Roda de Diálogos: ‘Exercitando a tradução intercultural: diálogos entre as economias solidárias e as economias dos povos originários e mestiços sul-americanos’

Eber Hernandez

Karine Gomes Queiroz

Luciane Lucas dos Santos

Pedro Hespanha

13 de março de 2012, 14h00

Sala 2, CES-Coimbra

Resumo

Tendo em vista os pontos de encontro entre as economias originárias latinoamericanas e a economia solidária, no que diz respeito aos aspectos da produção coletiva, da autogestão e da reciprocidade, pretendemos compartilhar questões e reflexões de investigação acerca dos modos alternativos de produção e consumo nos contextos andino, guarani e guatemalteco. A proposição deste exercício de diálogo intercultural tem como ponto de partida a constatação de que muitos dos valores intrínsecos aos empreendimentos e iniciativas solidárias já existiam como parâmetros ancestrais de organização da vida social e económica dos povos originários latinoamericanos.

Este encontro  inaugura a programação das Rodas de Diálogo do ECOSOL/CES. As Rodas de Diálogo são reuniões periódicas de estudo promovidas por integrantes do ECOSOL/CES, abertas à comunidade CES e outros investigadores interessados, abordando temáticas afins ao campo da Economia Solidária e aprofundando a interlocução acerca dos contributos inerentes a uma Outra Economia.


Notas biográficas

No primeiro evento do ciclo "Rodas de Diálogo" participam os seguintes integrantes do ECOSOL:

Pedro Hespanha é Professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e membro fundador do Centro de Estudos Sociais (CES), a cujo Conselho Científico preside. Doutorado em Sociologia pela Universidade de Coimbra, co-coordena os Programas de Mestrado “Políticas Locais e Descentralização” e “Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo”. Coordena ainda o Grupo de Estudos sobre Economia Solidária do CES (ECOSOL-CES). Tem investigado, ensinado e publicado nas áreas dos estudos rurais, políticas sociais, pobreza e exclusão social.

Luciane Lucas dos Santos é investigadora pós-doc no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, sob a supervisão do Prof. Dr. Boaventura de Sousa Santos. Integra o Núcleo de Estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe). Integra, também, desde 2008, o Grupo de Economia Solidária (ECOSOL), que faz parte do Núcleo de Estudos em Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades (POSTRADE) do CES/UC. É doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Foi professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. A sua pesquisa está relacionada com os seguintes temas: sociologia do consumo, Economia Solidária, redes solidárias de trocas, economias originárias campesinas.

Karine Gomes Queiroz é doutoranda CES no Programa 'Pós-colonialismos e Cidadana Global', sob  orientação do Professor Boaventura de Sousa Santos e co-orientação do Professor António Sousa Ribeiro, em que trabalha a relação entre o Design e o Artesanato pelo Doutorado Pleno no Exterior pela CAPES/Brasil.  Designer e Mestre em Sociedade e Cultura , com vários trabalhos na criação e produção sustentável. Já trabalhou com os Sateré-Maué (rio Urupadi) no projeto "Sustentabilidade alimentar dos Sateré Maué" sob Coord. da Antropóloga Valéria Weigel na Bacia do Rio Negro (Amazonia Brasileira) e  desenvolveu a pesquisa de na Triplice Fronteira Brasil, Argentina e Paraguai, onde teve a oportunidade de conhecer e estudar aspectos da cosmovisão Guarani , através do artesanato.

Eber Hernandez é graduado em Psicologia pela Universidade de San Carlos da Guatemala, aluno de pós-graduação da FEUC com bolsa internacional da Fundação Ford e membro do Grupo ECOSOL/CES. Tem trabalhado e investigado sobre comunidades indígenas e educação popular, sobre direitos humanos, desigualdades sociais e descriminação (jovens, mulheres, doentes) e sobre  cartografia social.


Organização: ECOSOL/CES