Ciclo de debates

Democracia e austeridade: Portugal em debate

19 e 30 de janeiro, 13 e 27 de fevereiro de 2012

CES-Lisboa

Enquadramento

A crise econômica que atinge a Europa e Portugal, e seus efeitos na política e na Democracia, tem vindo a ser caso de amplo debate pelos governos, médias e pela sociedade. No entanto, a dificuldade em se encontrar um ponto de apoio e mesmo algumas linhas de compreensões estendidas desse momento histórico pode ocultar alternativas possíveis para a reflexão ou mesmo, para o sistema democrático em vigência. A dificuldade de compreensão desse momento tem criado, além de divergências entre as propostas de atores políticos, intelectuais e sociedade, juntamente com seus efeitos mais imediatos na vida quotidiana.

Nesse momento a forma de governo democrática, consolidada historicamente, está numa encruzilhada: por parte de governos e governantes que necessitam buscar caminhos para manter sua soberania; por parte de agências financeiras supranacionais, que aumentam ou diminuem as avaliações financeiras dos países causando instabilidades políticas e econômicas; e, por parcelas da sociedade civil na medida em que não aceita as intervenções dos governos, reivindicando direitos e se organizando.

A Democracia, justamente por sua amplitude é algo que necessita ser debatido; em especial os novos contornos em que ela tem vindo a ganhar, não apenas em termos de processo político, mas também pelos efeitos contraditórios e constrangedores que a austeridade gera. O outro lado dessa questão é saber como isso afeta a subjetividade – desde os valores individuais às ações coletivas – e qual o resultado que tem se delineado, sobretudo, em relação as aspirações e perspetivas de futuro dos Estados e de sua população.

Dessa forma, o Seminário tem como objetivo debater as principais implicações das questões referentes a atual crise econômica, os efeitos sobre a Democracia e as alternativas credíveis.  Serão debatidos, numa metodologia interdisciplinar, os seguintes eixos: Meio Ambiente, Terra e Moradia; Trabalho e Sociedade Capitalista; Democracia Participativa; Os Média e sua cobertura da crise.
Aos final das sessões, iremos redigir um documento de divulgação sobre alguns dos principais resultados e pontos de vista, no sentido de fomentar a continuidade do debate.


Programa Provisório

19 de janeiro, 15h00 | Trabalho e Precariedade Laboral
Giovanni Alves (CES – UNESP/BR)
João Camargo (“Precários Inflexíveis”)
Moderador: Pablo Almada (CES – FEUC)


30 de janeiro, 15h00 | Ambiente, Terra e Moradia
Sónia Lança (Arquiteta da Div. Ambiente e Sustentabilidade da Câmara de Seixal)
Carlos Teixeira (Liga para a Proteção da Natureza)
Joana Pestana Alves (CIAUD-FAUTL)
Rita Serra (CES)
Moderadora: Lidiane Carvalho (CES/FEUC)


13 de fevereiro, 15h00 | Democracia Participativa e crise em Portugal
Miguel Cardina (CES)
João Seixas (ICS)
Carlos Jalali (Universidade de Aveiro)
Valter Ferreira (Divisão de Inovação Organizacional e Participação, Câmara de Lisboa)
Nuno Marques Pereira (CEFA – Centro de Estudos e Formação Autárquica)
Francisco Norega (Acampada de Coimbra)
Luís Alves ( Indignados Lisboa)
Moderador: Roberto Falanga (CES/FEUC)


27 de fevereiro, 15h00 | A visão dos média sobre a crise
José Luís Garcia (Investigador do Instituto de Ciências Sociais)
João Tibério (Historiador (pós-graduado em R. I)  e tutor na Universidade Aberta; Editor  júnior na editora Dom Quixote)
Rute Barbedo (Coordenadora da Revista Nota Positiva)
Alison Roberts (Correspondente BBC NEWS / AIEPe)
Jonas Van Vossole (Doutorando do Programa 'Democracia no Século XXI' [CES])
Moderador: Leonardo Veronez (CES/FEUC)


Organização: Pablo Almada, Roberto Falanga, Lidiane Carvalho, Marcelo Valadares e Leonardo Veronez, do programa de doutoramento 'Democracia no Século XXI' – 2ª Edição (CES) e Juliana Mello Sousa do programa de doutoramento 'Linguagens e Heterodoxias: Histórias, Poéticas e Práticas Sociais'.