Conferência

Das FALINTIL às Forças de Defesa de Timor-Leste (FDTL). O início do processo político-militar em 2001

Major Luís Manuel Bernardino

16 de maio de 2012, 11h00

Sala Keynes, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Resumo

O inicio do processo de transição entre as FALINTIL e as Forças de Defesa de Timor Leste (FDTL), representa no contexto das missões das NU um study case e um exemplo das vicissitudes que a Reforma do Sector da Segurança e da Defesa implica em contextos complexos de crise. Assim, o ano de 2001, representa para Timor Leste e para as FDTL um marco na sua existência como nação e elemento estratégico do Estado. A comunicação procura ilustrar o processo de formação militar ao longo de 2001, apontando os principais marcos da transição das FALINTIL para as FDTL, através da experiencia pessoal do autor.


Nota biográfica

Major de Infantaria (Exército), Luís Manuel Bernardino desempenha atualmente as funções de Comandante do Batalhão de Formação
na Escola Prática de Infantaria (EPI). Mestre em Estratégia pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), tem uma pós-graduação em Estudos da Paz e da Guerra nas Novas Relações Internacionais pela Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), integrado no Curso de Estado Maior (IESM) e está a terminar o seu doutoramento em História dos Factos Sociais, Especialidade de Relações Internacionais no ISCSP, com uma tese subordinada ao tema ”A posição de Angola na Arquitectura de Paz e Segurança Africana. Análise da função estratégica das Forças Armadas Angolanas”. O Major Luis Bernardino tem um extenso currículo de publicações e durante 2001 foi assessor para a Cooperação Técnico-Militar em Timor-Leste, donde a sua experiência pessoal e profissional constituem um contributo fundamental para a análise e discussão da temática proposta para este evento.


Nota: Atividade no âmbito do projeto Consolidação da paz e a sua sustentabilidade: as missões da ONU em Timor Leste e a contribuição de Portugal e do Núcleo de Estudos sobre Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz (NHUMEP)