Conferência

The Legacy of the Black Panther Party: What about the Children?

Ericka Huggins (Activista, poeta, professora e ex-líder do Partido dos Panteras Negras)

30 de maio de 2011, 16h30

Sala de seminários (2º piso), CES-Coimbra

Resumo
A conferência parte do pressuposto de que as crianças de regiões do mundo em situações de pobreza, catástrofes naturais, guerra e criminalização dos pobres e das pessoas de cor estão desfavorecidas em termos de educação. Proponho que todos os cidadãos conscientes do mundo tenham em consideração as gerações presentes e futuras. Estas são o legado do nosso planeta.

A conferência irá revisitar os Community Survival Programs (Programas Comunitários para a Sobrevivência) e o 10-Point Program and Platform (Programa e Plataforma de 10 Pontos) do BPP - Black Panther Party (Partido dos Panteras Negras), com especial atenção para o ponto 5.

A conferência consistirá numa exploração histórica e pessoal sobre os programas escolares/educacionais de mobilização do BPP (1967-1981) que culminaram no desenvolvimento e na manutenção da Oakland Community School (OCS) entre 1973-1981, que é um importante elemento do legado do BPP. A OCS, desenvolvida pelo BPP como uma escola básica modelo, tinha por objectivo ser implementada em todas cidades e estados dos EUA, assim como noutros países do mundo.


Nota biográfica

A norte-americana Ericka Huggins, activista, poeta, professora e ex-líder do Partido dos Panteras Negras (Black Panthers) despertou cedo para o activismo político, participando em 1963 na Marcha sobre Washington, liderada por Martin Luther King. Apenas com 18 anos, em 1969, torna-se líder da célula do Partido dos Panteras Negras de Los Angeles, juntamente como o marido John Huggins. Após o seu assassinato no campus da UCLA, Ericka muda-se para New Haven Connecticut e abre uma nova célula do partido.

Em Maio de 1969, em conjunto com Bobby Seale, também líder do partido, são presos sob acusação de conspiração, dando origem a um grande movimento de solidariedade, intitulado “Free Bobby, Free Ericka”, com manifestações e comícios organizados um pouco por todos os EUA. Esteve encarcerada durante quase dois anos, enquanto aguardava julgamento, até que a acusação foi retirada. Grande parte do tempo que passou na prisão permaneceu em solitária e recorreu à meditação como forma de sobrevivência psicológica e física.

Destaca-se a sua actividade como educadora: foi directora entre 1973 e 1981 da Oakland Community School, um inovador centro de desenvolvimento infantil e escola primária fundado pelo BPP e gerido pela comunidade. Desenvolveu também a After School Academy. Em 1976 tornou-se a primeira mulher e primeiro membro da comunidade negra a ser nomeada para o Alameda County Board of Education.

Como escritora, Huggins foi responsável pela edição e escrita do Black Panther Intercommunal News Service. A sua poesia e ensaios estão publicados em numerosas revistas e livros. Nos últimos 25 anos tem dado palestras, partilhando a sua extraordinária experiência de vida, abordando temas como a condição das mulheres, a educação e a participação política.

Actualmente lecciona no departamento de Women’s Studies na California State University.

Para saber mais sobre Ericka Huggins consultar, por exemplo, os seguintes links:
http://www.speakoutnow.org/userdata_display.php?modin=50&uid=1568
http://www.youtube.com/watch?v=jIekry1oLKU

Organização: Projecto Tolerace/CES e Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas /FLUC