Lançamento de livro

Cine y Ciudades

3 de dezembro de 2011, 13h30

CES-Lisboa, Picoas Plaza, Rua do Viriato 13, Lj. 117/118

O livro conta com apresentação do editor Francisco Salvador Ventura e de João Mascarenhas Mateus. Trata-se de uma edição Intramar Ediciones e CES.


Enquadramento

Desde cedo que as actividades humanas em ambientes urbanos despertaram a curiosidade dos cineastas, que se ocuparam em filmar as saídas fábricas ou das igrejas, o movimento das ruas ou o esplendor dos monumentos e edifícios. Gradualmente a cidade deixou de ser um simples cenário mais ou menos inspirador para se converter, associando realidade e ficção, num protagonista frequente dos discursos fílmicos. 
Para mais, com o passar do tempo, as cidades passaram a incorporar e a apropriar-se das ideias que o cinema foi criando delas, na sua própria construção estética. Londres, Nova Iorque, Paris, Atenas, Los Angeles, Roma, Madrid e tantas outras, fizeram sua uma imagem forjada a partir dos inúmeros filmes que, com diferentes graus de consciência, as consideraram referências argumentais ou temáticas: por outras palavras, como alma das inúmeras histórias que os filmes tentaram contar.

Depois da experiência do livro 'Cine y Cosmopolitismo' entendido como um conjunto de reflexões sobre a Sétima Arte a partir de distintas áreas dos estudos humanísticos, reuniu-se de novo um conjunto de investigadores e criadores para discutir, desta vez, a  questão da cidade em relação com o fenómeno cinematográfico. Aos que estiveram presentes no livro anterior, juntaram-se novos colaboradores para este ‘Cine y Ciudades’ que contribuem para enriquecer as linhas de reflexão sobre um tema tão interessante como é o de compreender as múltiplas maneiras de “estar” que a cidade adoptou e adopta no cinema.

Este livro resulta do Simpósio Internacional 'Cinema e Cidades' que decorreu no CES-Lisboa nos dia 9-11 de Outubro de 2010.