10.ª Edição dos Prémios Manuel Lopes
Estudo do Observatório sobre Crises e Alternativas distinguido pelo IEFP
julho de 2025
No âmbito da 10.ª edição dos Prémios Manuel Lopes, promovida pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), um dos três prémios atribuídos distinguiu um projeto desenvolvido no Observatório sobre Crises e Alternativas, do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra.
Na categoria Estudos e Trabalhos de Investigação, foi reconhecido o estudo "Trabalho e política de emprego. Um retrocesso evitável", da autoria de António Casimiro Ferreira, Carla Valadas, Manuel Carvalho da Silva, Hermes Augusto da Costa, Jorge Manuel Alves Caleiras, Maria da Paz Campos Lima, Pedro Hespanha, José Castro Caldas, Nuno Teles e João Ramos de Almeida. O júri destacou a investigação pela profundidade analítica e pela relevância do tema abordado, sublinhando a sua contribuição para o debate em torno das políticas de emprego e da valorização do trabalho.
Instituído em 2001 pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, o Prémio Manuel Lopes homenageia uma figura ímpar na defesa dos direitos dos trabalhadores e na promoção de um trabalho digno. Esta distinção visa incentivar a produção de conhecimento e a divulgação de práticas que contribuam para um mercado de trabalho mais justo, inclusivo e sustentável.
[ Mais informação sobre a cerimónia e restantes distinguidos disponível aqui ]