Conferência
Intelectuais africanos em geografias metropolitanas: redes anticoloniais a partir de Lisboa (década de 1950)
Helena Wakim Moreno (Universidade Federal Fluminense/FAPERJ)
21 de julho de 2025, 15h00
Sala 2, CES | Alta
A década de 1950 costuma ser retratada nos estudos sobre o continente africano, e de forma mais ampliada, sobre o Sul Global, como um contexto de forte ascensão das ideias e discursos anticoloniais. Nas últimas décadas, novas abordagens que se propõe a repensar a geografia das insurgências anticoloniais têm demonstrado como encontros e redes tecidos a partir da Europa desempenharam papéis de saliência nas dinâmicas do Sul.
Neste contexto, redes políticas e intelectuais africanas tecidas clandestinamente desde Lisboa na e partir da Casa dos Estudantes do Império (CEI) e pelo Movimento Anticolonialista (MAC) mostraram-se decisivas não apenas no percurso de formação dos seus agentes, mas também na publicização em escala internacional dos desmandos cometidos pelo colonialismo português em África, uma vez que o antigo império português foi o único dos impérios coloniais no século XX a exercer a censura de forma ininterrupta tanto nos territórios sob dominação colonial, quanto na metrópole.
A partir de uma tipologia documental variada, levando em conta os marcadores sociais da diferença e questionando os “sentidos do arquivo colonial”, será apresentado ummapeamento preliminar destas redes, bem como mecanismos internos e externos de sua construção, apontando os silenciamentos e exclusões vigentes neste processo.
Comentários: Miguel Cardina (CES)
Nota biográfica
Helena Wakim Moreno desenvolve seu Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em História na Universidade Federal Fluminense com financiamento da FAPERJ. Pela sua tese de doutorado (2022), defendida no Programa de Pós-Graduação em História Social na Universidade de São Paulo obteve, entre outras distinções, o 25º. Prêmio Mário Soares-Fundação EDP. Atualmente é Coordenadora do Grupo de Trabalho de História da África da ANPUH-SP e é Pesquisadora Associada do Centro de Estudos Africanos da USP.