Apresentação de livro

«Antropoceno(s): crise climática, ontologia e o social» de António Carvalho

7 de maio de 2025, 17h00

Sala Keynes, Faculdade de Economia da UC

Comentários de José Manuel Mendes (diretor da FEUC/Investigador do CES) e a presença de Carlota Simões (diretora da Imprensa da Universidade de Coimbra) e de Catarina Martins (diretora da coleção CES)


Sinopse

O que significa habitar um planeta em plena crise climática e ambiental? Este livro desenvolve uma abordagem ontológica para estudar a temática do Antropoceno, uma época geológica proposta para ilustrar a indissociabilidade entre atividades humanas (como a emissão de gases de efeito de estufa) e fenómenos planetários como o aquecimento global. O livro resulta de um projeto de investigação que decorreu no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra com o título “TROPO – Ontologias do Antropoceno em Portugal: movimentos sociais, políticas públicas e tecnologias emergentes”.
A abordagem ontológica apresenta o(s) Antropoceno(s) como um conflito entre diferentes formas de responder à crise climática e ambiental, incluindo o ativismo, as políticas hegemónicas para a transição energética, a extração de lítio, as tecnologias de manipulação climática ou até as reconfigurações da subjetividade – e das ciências sociais – para permitir articulações mais robustas entre agência humana e mais-do-que-humana.


Nota Biográfica do Autor

António Carvalho é Professor Auxiliar na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Até Janeiro de 2023 foi Investigador Auxiliar no Centro de Estudos Sociais, ao abrigo do "Concurso de Estímulo ao Emprego Científico" da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Entre 2018-2022 foi coordenador do projeto de investigação TROPO: Ontologias do Antropoceno em Portugal - Movimentos Sociais, Políticas Públicas e Tecnologias Emergentes. É cocoordenador do Doutoramento em Governação, Conhecimento e Inovação, do Mestrado em Dinâmicas Sociais, Riscos Naturais e Tecnológicos e coordenador do Observatório do Risco. Integra o Conselho de Redação da Revista Crítica de Ciências Sociais e entre 2022-2024 foi membro da Comissão de Ética do CES. Os seus interesses de investigação atuais incluem Antropoceno, Mindfulness e ontologias mais-do-que-humanas. O seu trabalho encontra-se publicado em revistas como Public Understanding of Science, Energy Research & Social Science, Minerva, Social Movement Studies e The Sociological Review. Em 2024 publicou o livro "Antropoceno(s): crise climática, ontologia e o social", pela Imprensa da Universidade de Coimbra