OFICINA | GENDER WORKSHOP SERIES XIV

Conversa Feminista com Roberta Fernandes e Vanessa Cavalcanti

14 de dezembro de 2023, 17h00

Sala 1, CES | Alta

O Gender Workshop promove "Conversas Feministas" com pessoas de diferentes áreas de intervenção e de trabalho no domínio da igualdade de género e da dignidade e bem-viver das mulheres em Portugal e em Espanha. Esta conversa foca-se no trabalho de Roberta Fernandes, entrevistada por Vanessa Cavalcanti. Projeção do filme «Ato Final» (Documentário/cor/73 minutos/2023) de Roberta Fernandes.

Sobre o filme

As personagens principais deste filme estão mortas, vítimas de seus parceiros. São quatro por dia no Brasil. Para contar suas histórias, três atrizes são desafiadas a experimentar, no palco, as emoções de mulheres que vivem intimamente o risco da morte. Enquanto isso, um grupo de sobreviventes de feminicídio luta para salvar outras mulheres presas em relacionamentos abusivos. Diferentes narrativas que se unem num grito, porque o silêncio também mata mulheres todos os dias. Lançado no Brasil em 16 de novembro de 2023.

Notas biográficas

Roberta Fernandes | Jornalista e diretora de cinema, Roberta tem seu trabalho diretamente ligado a temas sociais. Foi vencedora do Grande Prêmio Canal Brasil de Curtas 2018 com “Se Você contar”, um filme sobre abuso sexual infantil que participou de festivais no Brasil e no exterior. Dirigiu também para a televisão os documentários “Congo Santo” e “Acerca da Pele”. Em 2023, estreou no cinema seu primeiro longa-metragem, Ato Final, um documentário sobre o feminicídio.

Vanessa Cavalcanti | Historiadora e professora universitária, com experiência de mais de trinta anos no campo da educação, estudos feministas e direitos humanos. Doutorado em Direitos Humanos e Relações Internacionais pela Universidade de León (Espanha) e dois estágios pós-doutorais em Humanidades pela Universidade de Salamanca, Espanha (CAPES e CNPq). Na área acadêmica, docente permanente ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo da Universidade Federal da Bahia. Integrante do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto, da Associação Portuguesa de Sociologia, Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária da Universidade do Algarve (Portugal). Áreas de atuação: História Contemporânea e Tempo Presente, Direitos Humanos, Democracia e Cidadania, Gêneros, Feminismos, Educação, Políticas Públicas e Migrações.

Rodrigo Cerqueira | Jornalista, doutor em História e documentarista. Trabalhou como repórter do jornal O Globo entre 1999 e 2003, e como professor e pesquisador entre 2005 e 2017. Dirigiu as séries de TV “Relatos Ausentes” e “Sou Casaca”, exibidas no Canal Futura, e codirigiu os documentários “Congo Santo” e “Acerca da Pele”. Atuou como montador e produtor executivo em várias outras produções, incluindo o longa-metragem Ato Final.