Rodas de Conversa

 A coprodução de práticas solidárias entre Universidade e a Comunidade

June 27, 2022

10h00 - Sala 2, CES | Alta + 14h30 - Casa da Esquina (Coimbra)

Apresentação

O objetivo desta atividade é conhecermos as iniciativas de economia solidária que vêm desenvolvendo, incluindo o Mercado Solidário/Campmarket no âmbito do CLDS e do projeto URBiNAT em Campanhã, e a Horta Comunitária Germinário. Para além da aprendizagem partilhada, será também uma oportunidade para uma reflexão conjunta entre o grupo e membros da comunidade CES em torno dos benefícios decorrentes das práticas em curso e em respostas aos desafios enfrentados.

Roda de Conversas I
Local: CES-Alta, sala 2

Oradores/as: Bia Petrus, Isabel Rute Costa, Isilda Bernardes, João Valente e Nuno Moutinho (Grupo de Trabalho Economia Social e Práticas Solidárias)
Moderação: Isabel Ferreira, Beatriz Caitana e Nathalie Nunes (URBiNAT-CES)



Roda de Conversas II
Local: Casa da Esquina

No período da tarde, das 14h30 às 16h o grupo segue para a Casa da Esquina para uma nova Roda de Conversas. A conversa agora centra-se sobre experiências em Coimbra:

  • Apresentação da Casa da Esquina e projetos de Economia Solidária, por Sandra Alves e Filipa Alves
  • Apresentação da Rede Colaborativa do Mondego, por José João Rodrigues e Sandra Silvestre  
  • Apresentação da Incubadora e Loja Colaborativa COL.ECO, por Rute Castela e Sandra Silvestre
  • Apresentação do CampMarket - freguesia de Campanhã no Porto, por Grupo de Trabalho GT2
  • Desafios e colaborações futuras

 

Notas biográficas dos intervenientes

Pedro Hespanha tem doutoramento em Sociologia e é professor jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É coordenador do Núcleo de Investigação em Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades (POSTRADE) neste centro, bem como do Grupo de Estudos sobre Economia Solidária, integrado no mesmo núcleo de investigação. Tem pesquisado e publicado nas áreas dos estudos rurais, políticas sociais, sociologia da medicina, pobreza e exclusão social. Tem sido professor visitante em diferentes universidades estrangeiras. É co-organizador do "Dicionário Internacional da Outra Economia" e do livro "Economia Solidária: questões teóricas e epistemológicas". Foi editor do dossiê temático "Os desafios da Economia Solidária", na Revista Crítica de Ciências Sociais".

Luciane Lucas dos Santos é investigadora sénior no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, integrando e co-coordenando o Núcleo de Pesquisa em Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe) Integra, em caráter permanente, o Grupo de Estudos sobre Economia Solidária do CES (ECOSOL-CES). De 2016 a 2018 foi Professora Visitante Convidada no Brasil (Universidade Federal do Sul da Bahia), tendo integrado a equipa docente do Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade (PPGES/UFSB). Lecionou por uma década na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UERJ) no campo da Comunicação. É doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Suas principais áreas de investigação e docência são: feminismos pós-coloniais, estudos pós-coloniais e decoloniais do consumo e da Economia, Economia Feminista, Estética Feminista, pobreza e desigualdades sociais de uma perspetiva interseccional. Trabalha também com os seguintes temas, no âmbito das economias comunitárias: moedas complementares, sistemas populares de troca, economias indígenas.

Bia Petrus: Arquiteta, artista e educadora. Mestre em Artes Visuais (UERJ, 2015). Doutoranda em educação Artística na FBAUP. A partir da tríade arte-educação-vida, pesquisa ações artísticas em espaços urbanos. Integrou o Núcleo de Curadoria da Casa de Estudos Urbanos no Rio de Janeiro. Criou o grupo Arte Socialmente Implicada que pensa a cidade como um espaço educador.

Isabel Rute Costa: formada em serviço social, diretora de serviços da associação do porto de paralisia cerebral e atualmente coordenadora do contrato local de desenvolvimento social para Campanhã e Bonfim. Ativista nos domínios do feminismo e da inclusão social, particularmente de mulheres com deficiência, interesse por economia circular, aprendizagens não formais e alimentação sustentável.

Isilda Bernardes: Licenciada em Serviço Social. Pós Graduada em Desenvolvimento e Inserção Social pela Faculdade de Economia do Porto e Pós Graduada em Serviço Social e saúde Mental pelo Instituto Superior de Serviço Social de Coimbra. Tem uma vasta experiência em Trabalho Social e Comunitário, nomeadamente na área da inserção social de pessoas em situação de exclusão social pela via da formação profissional e escolar de adultos pouco escolarizados. Coordenou durante 15 anos cursos de Educação e Formação de adultos e foi Diretora de Centros RVCC, Centros Novas Oportunidades e Centros Qualifica. Atualmente trabalha na APPC, integrada na equipa do projeto CLDS Redes 4G.

João Valente: Presidente da AG da Associação dos Apicultores do Norte de Portugal. Cofundador e Presidente da AG da Associação NATIVA-Natureza, Invasoras e Valorização Ambiental. Cofundador da ONDA VERDE - Associação Juvenil de Ambiente e Aventura. Cofundador da Casa de Trás os Montes e Alto Douro no Porto. Voluntário no IPO Porto. Coralista no coro da Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Norte e no Orfeão da Madalena. Hortelão em agricultura horto molecular, biodinâmica, em mandalas. Etc.

Nuno Moutinho, Artesão,ambientalista entre outras valências. A Mãe teve a feliz ideia de dar a luz em 1964. Desde 2001 trabalha por prazer sem depender de alguma entidade patronal. Só faz o que gosta. Em 2006 conseguiu editar um livro com o título UMA HERANÇA NATURAL. O restante do caminho apeteceu-lhe caminhar a pé. Fez Porto-Santiago, Porto-Fátima e E.N 125 de Vila do Bispo a Vila Real de S António. Em Fevereiro de 2020 foi fundador da Soalheira-Associacao Social de Cultura Ambiental.

 

Organização: URBiNAT - Healthy corridors as drivers of social housing neighbourhoods for the cocreation of social,environmental and marketable NBS (projeto financiado pelo programa de pesquisa e inovação Horizonte 2020 da União Europeia | Grant agreement Nº 776783) em parceria com o Grupo Ecosol-CES