Colóquio

What Fascism? Arquitectura versus Identidade

14 de janeiro de 2020, 14h30

Casa da Escrita (Coimbra)

Notas biográficas

Luís Miguel Correia

Natural de Coimbra (1970). É Professor Auxiliar no Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (DARQ-FCTUC), onde desde 2017 exerce o cargo de subdirector, e investigador integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20). Licencia-se, em 1994, no DARQ-FCTUC e, em 2008, perfaz o Mestrado em Ciências da Construção pelo Departamento de Engenharia Civil da mesma faculdade com a dissertação Castelos em Portugal: Retrato do seu perfil arquitectónico [1509-1949], que, em 2010, foi publicada pela Imprensa da Universidade de Coimbra. Em 2016, obtém o grau de Doutor, na área de Teoria e História da Arquitectura, pela Universidade de Coimbra com a tese votada aos Monumentos, Território e Identidade no Estado Novo: Da definição de um projecto à memorização de um legado. É autor e co-autor de diversos artigos e comunicações, com particular interesse de investigação concedido aos apelidados monumentos nacionais e à relação que tais construções do passado desde oitocentos estabelecem com o território, a paisagem, mas, ainda, com certa ideia de identidade nacional. Actualmente é também co-responsável pelo Erasmus Mundus Joint Master em Architecture, Landscape and Archaeology(ALA) e pela equipa da Universidade de Coimbra no projecto europeu URBiNAT, assim como investigador associado ao projecto financiado pelo FEDER e FCT Rise of Portuguese Architecture (EU)ROPA: Fundamentals, Platform, Progression, estes últimos sediados no Centro de Estudos Sociais (CES). Desde 1993, dedica-se, em simultâneo, à prática da arquitectura, sendo que alguns dos seus projectos, efectuados a solo ou em co-autoria, foram vencedores ou finalistas de diferentes prémios da especialidade. Em 2001, cria com Nelson Mota e Susana Constantino o colectivo COMOCO Arquitectos. Os seus projectos têm sido publicados em revistas nacionais e internacionais da disciplina e apresentados em exposições colectivas e individuais. Foi júri de vários prémios e concursos de arquitectura. Colaborou com o Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) e durante alguns anos com a antiga Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN).


Nuno Rosmaninho

Nasceu em 1964 e é professor associado com agregação do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, para onde entrou como assistente estagiário em 1991. Licenciado em História, variante de História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1987), onde também realizou o mestrado em História Contemporânea de Portugal, com uma tese intitulada Historiografia Artística Portuguesa: De Raczynski ao dealbar do Estado Novo (1993), e o doutoramento, intitulado O Poder da Arte. O Estado Novo e a Cidade Universitária de Coimbra (2002), publicado pela Imprensa da Universidade de Coimbra em 2006. Em 2014, realizou provas de agregação em Estudos Culturais na Universidade de Aveiro, apresentando um relatório da unidade curricular de Identidade Artística Portuguesa e uma lição subordinada ao título A Deriva Nacional da Arte. Portugal, séculos XIX-XXI.


Ricardo Agarez

É arquiteto (FAUTL 1996) e historiador da arquitetura (Mestre FCSH-UNL 2004, Ph.D. The Bartlett School of Architecture, University College London, 2013, RIBA President’s Award for Research 2013). Enquanto investigador, os seus projetos seguem abordagens transversais integrando arquitetura, construção, estudos culturais e ciências sociais e humanas. Especializou-se na história e teoria da arquitetura e do urbanismo dos séculos XIX e XX, tendo escrito e publicado sobre arquitetura e identidades nacionais e regionais, fenómenos de disseminação de formas e ideias, habitação multifamiliar, arquitetura de funções publicas e cultura arquitectónica na burocracia. Os seus interesses abrangem a interação entre práticas formais e informais e os limites e intercâmbios entre atores profissionais e não profissionais; a história da arquitetura do quotidiano e dos objetos que escapam a categorizações convencionais; e os processos de contaminação entre esferas culturais ‘altas’ e ‘baixas’, entendidos no seu contexto social alargado. Foi Giles Worsley Fellow in Architectural History of The British School at Rome (British Academy) em 2014, FWO Pegasus Marie Curie Postdoctoral Fellow na Universidade de Gent (Bélgica) em 2015 e investigador pós-doutorado no Departamento de Arquitetura da Universidade Católica de Lovaina (Bélgica). Professor Auxiliar no Departamento de Arquitetura da Universidade de Évora, é atualmente coordenador científico e editor do projeto Habitação: Cem Anos de Políticas Públicas em Portugal, 1918-2018 (IHRU). É autor, entre outros, dos livros O Moderno Revisitado: Arquitectura de Habitação Multifamiliar em Lisboa nos Anos 1950 (Lisboa: CML, 2009) e Algarve Building: Modernism, Regionalism and Architecture in the South of Portugal, 1925-1965 (London & New York: Routledge, 2016).


Susana Lobo

Lourenço Marques, 1973. Arquiteta, licenciada pelo DArq-FCTUC (2002), onde leciona desde 1998 e atualmente é Professora Auxiliar. É doutorada em Arquitetura, na especialidade de Teoria e História da Arquitetura, pela Universidade de Coimbra (2013) com a dissertação “Arquitetura e Turismo: planos e projetos. As cenografias do lazer na costa portuguesa, da 1.ª República à Democracia”, no âmbito da qual foi bolseira da FCT. Desde 2015, integra o programa de doutoramento Coimbra Studio do DArq-FCTUC e é responsável pela unidade curricular de Urbanismo, Arquitetura e Turismo, que criou nesta instituição. É autora de Pousadas de Portugal: Reflexos da Arquitetura Portuguesa do Século XX (Coimbra: Imprensa da Universidade, 2007). Fez parte do Comissariado Regional da Área Norte do “Habitar Portugal: 2000-2002” (CDN-OA, 2003); da Comissão Organizadora de “Távora: Exposição de projetos e desenhos de Fernando Távora” (Coimbra Capital Nacional da Cultura, 2003); e foi membro da equipa do Centro do IAPXX – Inquérito à Arquitetura do Século XX em Portugal (OA, 2004-2006). Foi curadora da exposição “Risco Interior: o desenho de mobiliário na Cidade Universitária de Coimbra” (Ano Zero: Encontros de Arte Contemporânea de Coimbra, 2015) e foi coordenadora científica do respetivo catálogo (Coimbra: Edições Almedina, 2015). Sobre as relações entre Arquitetura, Território, Paisagem e Turismo, sua área de especialização, tem vindo a participar em diversos encontros científicos, nacionais e internacionais. De 2014 a 2016, foi membro do Secretariado do Núcleo de Arquitetos da Região de Coimbra, tendo sido coordenadora científica da publicação Construir a Paisagem: O povoamento florestal da costa entre Mira e Quiaios (NARC/OA-SRN, 2016) e autora das monografias José Isaías Cardoso: Um moderno na Figueira da Foz (NARC/OA-SRN, 2016) e Vasco Cunha: O Arquiteto e a sua Cidade (NARC/OA-SRN, 2017).