Apresentação de livro

«Nuno Portas, 18 obras partilhadas». Edição: Paulo Providência e Pedro Baía

16 de outubro de 2019, 18h30

Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto | Intervenções de Nuno Portas, Nuno Grande, Maria Tavares e Pedro Baía

Enqudramento

O livro, publicado pela Circo de Ideias, com edição de Paulo Providência e Pedro Baía, apresenta 18 obras projectadas entre 1957 e o ano 2000 pelo arquiteto Nuno Portas em coautoria com vários arquitectos com quem foi trabalhando, numa selecção que pretende focar e documentar a sua prática projectual para além do planeamento urbano.

A selecção das obras foi dividida cronologicamente numa estrutura que agrupa quatro programas distintos — habitação unifamiliar, habitação colectiva, equipamento e projecto urbano — intercalados por um prefácio de Bartolomeu Costa Cabral, um ensaio de Maria Tavares, uma entrevista de Joana Oliveira e um ensaio de Nuno Grande.

O livro contou com o apoio da Direcção-Geral do Património Cultural, da Direcção-Geral das Artes, do Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT) da Universidade do Minho, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e do EuroBic.

A apresentação contará com a presença e intervenção de Nuno Portas, Nuno Grande, Maria Tavares e Pedro Baía.