Seminário

Negociação salarial: o que está em jogo?

17 de dezembro de 2019, 18h00

Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL)

Resumo

Após um período de desvalorização e de estagnação salarial, têm surgido indícios de uma recuperação dos níveis médios do rendimento do trabalho. O Governo, que na anterior legislatura circunscreveu a sua política salarial à evolução salário mínimo no setor privado, introduziu na agenda política o tema da “política de rendimentos”. Anunciou-se um novo aumento do SMN, mas também a intenção de valorizar todos os salários, com base em referenciais para o salário médio e o peso dos salários no Produto Interno Bruto. Apesar de a proposta do Governo ainda não ser evidente, surpreende que os referenciais fixados para os aumentos salariais até 2023 se revelem alinhados com a tendência do mercado, podendo constituir-se, sim, como verdadeiros tetos à revalorização salarial. Será assim?

Com base em resultados de projeto "REVAL - Da desvalorização interna à revalorização do trabalho: o caso de Portugal, nomeadamente os publicados no último Barómetro do Observatório sobre Crises e Alternativas do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra e no Le Monde Diplomatique – Ed. Portuguesa de dezembro de 2019, pretende-se que este debate seja um contributo para a definição de uma nova política de rendimentos.

Intervenientes: Maria da Paz Campos Lima (Socióloga, DINÂMIA'CET-IUL), Mariana Trigo Pereira (Economista, perita associada da OIT) e José Castro Caldas (economista, CES-UC e CoLABOR) | Moderação: Sandra Monteiro (Diretora do Le Monde Diplomatique – edição portuguesa)

Inscrição gratuita, mas obrigatória
 

Atividade no âmbito de investigação realizada no DINÂMIA'CET-IUL e no Observatório Sobre Crises e Alternativas/CES_UC financiada por fundos nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto nº 028811, "REVAL - Da desvalorização interna à revalorização do trabalho: o caso de Portugal". Referência: PTDC/SOC-SOC/28811/2017

Parceria: Le Monde Diplomatique e DINÂMIA'CET-IUL 

Apoio