Colóquio Internacional

24 de junho de 2019, 09h00

CES | Lisboa

Resumo

“As flores também nascem na prisão” é a frase que nos recebe à entrada da antiga Comarca de Balide, prisão no tempo colonial português e local de tortura no tempo da ocupação indonésia, e que hoje acolhe o Instituto de memória de Timor-Leste e seus arquivos, o Centro Nacional Chega! (CNC).

Desde 2017 que este centro iniciou as suas atividades nas áreas de preservação da memória, educação das novas gerações, reconciliação e solidariedade com os sobreviventes mais vulneráveis do conflito com a Indonésia, tendo como missão divulgar as aprendizagens e recomendações do Relatório Chega!, publicado pela Comissão Acolhimento, Verdade e Reconciliação em 2005.

Este colóquio tem como objetivo apresentar o Centro Nacional Chega! e o Relatório Chega! ao público e comunidade leste-timorense em Portugal e debater temas relacionados, como a preservação da memória, a transmissão intergeracional de conhecimentos, a pesquisa histórica, os arquivos, a justiça e reconciliação, a educação e a produção do conhecimento, a partir de perspetivas timorenses.

As reflexões e debate em torno das memórias, da história e do diálogo de gerações em Timor-Leste são ponto de partida para marcar o 20º aniversário da Consulta Popular de Timor-Leste, que abriu portas para a restauração da independência do país em 2002. Projetando o futuro, relacionado com as gerações mais jovens e a transmissão de conhecimentos sobre a história do país, existirá espaço para o debate sobre fontes orais e os arquivos dispersos por vários países, bem como as questões do acesso e retorno destas coleções a Timor-Leste e da descolonização da produção do conhecimento.

No final haverá lugar à projeção de curtos documentários sobre o período da Consulta Popular de 1999 e uma mesa de comentários com várias(os) Timorenses que viveram estes momentos em Timor-Leste e na diáspora.

O colóquio enquadra-se no Convénio de Cooperação académica, científica e cultural que o Centro Nacional Chega! (CNC) e o Centro de Estudos Sociais (CES) assinaram em abril de 2019 e realiza-se no âmbito do projeto «EDULIBERA - Education as an instrument for liberation in Mozambique and Timor-Leste — histories of solidarity and contemporary reflections», financiado pelo programa Horizonte 2020 de investigação e inovação da União Europeia [MSCA-IF GA no. 867413].

Investigadoras responsáveis: Marisa Ramos Gonçalves, Maria Paula Meneses (CES)

Inscrição gratuita, mas obrigatória