Conferência | ECOSOL-CES

Economía, democracia y solidaridad. Desafíos actuales

Jean-Louis Laville (LISE/CNAM)

11 de novembro de 2019, 14h00

Sala Keynes, Faculdade de Economia da UC

Notas biográficas

Jean-Louis Laville, economista e sociólogo, é professor catedrático do Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM), coordenador europeu do Instituto Karl Polanyi de Economia Política, membro fundador e secretário geral da rede europeia EMES e da Rede de Pesquisadores Latino-Americanos sobre Economia Social e Solidária (RILESS). É ainda diretor de investigação no Collège d'Etudes Mondiales de Paris onde coordena um programa de investigação sobre Democracia e Economia Plurais. Dirige várias coleções de livros em França - Sociologie Economique, Solidarité et Société e Poiesis & Praxis - e é um dos membros do corpo editorial do Dicionário Internacional da Outra Economia, publicado em Portugal, em 2009, pela coleção CES-Almedina.

Philippe Eynaud, doutor em ciências de gestão,  é professor da Universidade de Paris I – Panthéon Sorbonne e pesquisador no GREGOR (Groupe de Recherche en Gestion des Organisations) sobre os temas da inovação social, governação sem fins lucrativos, estratégia das ONGs na Internet, economia solidária e novas formas de solidariedade. Ele é membro do conselho editorial da revista francesa “Politiques et management public” e membro do Labex (“Laboratório de excelência” concedido pelo governo) chamado “SITES” sobre ciências, inovações e técnicas na sociedade.

João Rodrigues é Professor Auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Investigador do Centro de Estudos Sociais, onde integra o Núcleo de Estudos sobre Ciência, Economia e Sociedade. Doutorado pela Universidade de Manchester, a sua investigação tem-se debruçado sobre temas de economia política, da história do neoliberalismo à financeirização do capitalismo em Portugal e à crise do Euro, sendo autor de diversas publicações nestas áreas, incluindo em revistas académicas como o Cambridge Journal of Economics ou a Review of International Political Economy. É ainda coautor do blogue de economia política Ladrões de Bicicletas e membro do Conselho Editorial do Le Monde diplomatique - edição portuguesa.

Pedro Hespanha é sociólogo. É professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Membro Fundador do Centro de Estudos Sociais. Tem investigado e publicado nas áreas dos estudos rurais, políticas sociais, sociologia da medicina, pobreza e exclusão social. Co-coordena o Grupo de Estudos sobre Economia Solidária do CES (Ecosol-CES).

Luciane Lucas dos Santos é investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, integrando e co-coordenando o Núcleo Democracia, Cidadania e Direitos (DECIDe). Co-cordena, também, o Grupo de Estudos sobre Economia Solidária do CES (Ecosol-CES). Suas áreas de interesse são: economia feminista, estética feminista, estudos pós-coloniais e decoloniais do consumo e da economia, economia solidária.