Seminário

Repercussões do conservadorismo contemporâneo no Serviço Social

Rosana Mirales (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)

21 de junho de 2017, 17h00

Sala 8, CES | Alta

Resumo

O conservadorismo é uma das influências políticas que demarcou a superação da ditadura militar da América Latina e os processos de transição para democracia, revigorando-se com maior ou menor força, de acordo com as circunstâncias históricas. Seus impactos são evidentes no Serviço Social, em especial, pelas escolhas que o Estado (legislativo, executivo e judiciário) faz, na condução dos direitos sociais. O conservadorismo repercute diretamente na formação profissional, por meio da Política de Educação e no trabalho do/a assistente social pelas diversas políticas sociais, como campo de atuação dos/as assistentes sociais. Isso justifica a necessidade do aprofundamento dos seus pressupostos, para melhor compreender e combater a renovação de suas influências. Pretende-se demonstrar como autores do Serviço Social abordam a questão, bem como apresentar alguns aspectos do neoconservadorismo americano, tendo por autor selecionado Irving Kristol.

Nota biográfica

Rosana Mirales é docente na graduação e no mestrado em Serviço Social, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, realizando o pós-doutoramento na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre os Fundamentos do Serviço Social na Contemporaneidade - Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, supervisionada pela Profa. Yolanda Guerra) e na Universidade de Coimbra (Núcleo de Estudos sobre Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades - Centro de Estudos Sociais, monitorada por Pedro Hespanha).