Ciclo

“Cry Freedom/Um grito de liberdade” (1987) de Richard Attenborough
13 de abril de 2016, 18h00
Sala Keynes, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Projeção do filme antecedida de apresentação por Boaventura Monjane (doutorando CES) e precedida de debate com convidados.

Sinopse: Tanques de guerra, espingardas, gritos, fardas, casa destruídas, sangue, espancamentos e estupros. O filme narra a vida do ativista negro Steve Biko (e a sua amizade com o jornalista Donald Woods) e simboliza também os danos que o ódio racial trouxe à humanidade. Tanto Biko como Woods discordavam das práticas racistas e de supremacia branca impostas pelo regime do apartheid na África do Sul.

“Cuba, An African Odyssey/Cuba, uma odisseia africana” (2007)  de Jihan El Tahri
27 de abril de 2016, 18h00
Sala Keynes, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Projeção do filme antecedida de apresentação por Luís Bernardo e precedida de debate com convidados.

Sinopse: O filme revela um episódio importante do combate entre leste e oeste para ocupar posições estratégias e controlar matérias-primas e fontes de energia, cujas repercussões explicam a África de hoje.

Organização: Alunos do Programa de Doutoramento em “Pós-Colonialismos e Cidadania Global” e Núcleo de Estudantes de Sociologia da FEUC