Consulta Pública sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

25 de maio de 2016, 14h00

Casa da Esquina (Coimbra)

Enquadramento

Estando concluído o processo de aprovação da Agenda 2030, importa agora voltar a envolver estas organizações e outras partes interessadas na definição de uma estratégia nacional integrada e participativa que promova o seu envolvimento na operacionalização à escala local e nacional desta agenda global. Como referiu o Secretário-geral da ONU Ban Ki Moon, “o verdadeiro teste do compromisso com a Agenda 2030 será a sua implementação. Precisamos da acção de todos/as em toda a parte (…)”

A Comissão Organizadora deste novo processo de Consulta sobre a Operacionalização dos ODS a nível nacional foi alargada e integra as seguintes entidades, representantes de “famílias” de organizações da Sociedade Civil: Animar – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local; CPF – Centro Português de Fundações; CGTP-IN – Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional; CNJ – Conselho Nacional de Juventude; CONFAGRI – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Portugal; Minha Terra – Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local; PpDM – Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, PPONGD – Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais de Desenvolvimento. Estas organizações contam ainda com o apoio da UNRIC – Centro Regional de Informação das Nações Unidas para a Europa Ocidental, do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua e do CES – Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Objetivos do Processo de Consulta sobre a Operacionalização dos ODS :

(i) Promover uma reflexão sobre a Agenda 2030 e os ODS, contribuindo para a sua apropriação por parte das Organizações da Sociedade Civil e de outras/os participantes nos Workshops.

(ii) Mapear prioridades, necessidades de intervenção e oportunidades relativamente à implementação dos ODS a nível nacional/local.

(iii) Recolher contributos para a elaboração de recomendações dirigidas ao Governo relativamente à operacionalização da Agenda 2030.

(iv) Recolher contributos para a construção de um plano transectorial da Sociedade Civil de âmbito nacional, que mobilize os diferentes tipos de organizações da sociedade civil na concretização dos objectivos e medidas previstas na Agenda 2030.

Nota: A informação recolhida neste processo de Consulta será construído um documento final que poderá ser subscrito pelas entidades que irão participar nos vários Workshops e por outras organizações da Sociedade Civil que se revejam também no resulta final deste processo.