Gender workshop

"Is there an outside to Nature?" On the "new materialism" in feminist studies of science

João Arriscado Nunes (CES)

October 29, 2015, 17h00

Room 2, CES-Coimbra

Resumo

Ao longo das duas últimas décadas, um conjunto de contribuições de (autodesignadas) cientistas feministas veio trazer aos estudos sobre as ciências novas interpelações de temas centrais da concepção moderna do mundo e da ciência moderna, em particular os conceitos de matéria, natureza e vida, assim como da separação entre epistemologia, ontologia, ética e política. Essas contribuições têm sido, por vezes, agrupadas sob o rótulo de “novo materialismo feminista”, e suscitaram respostas vigorosas, por vezes hostis, especialmente do lado dos estudos sobre as ciências. Neste seminário, propõe-se uma leitura de um tema que tem estado no centro das contribuições e dos debates associados a esta corrente: a concepção do que tem vindo a ser designado de “novo naturalismo” e as suas implicações epistemológicas, éticas e políticas. Na parte final da apresentação, são exploradas algumas possíveis interlocuções desta corrente com as Epistemologias do Sul.

Sugestões de leitura:

Karen Barad (2007) Meeting the Universe Halfway: Quantum Physics and the Entanglement of Matter and Meaning. Durham, NC: Duke University Press.

Vicki Kirby (2011) Quantum Anthropologies: Life at Large. Durham, NC: Duke University Press.

Duas introduções breves:

Karen Barad (2011) Erasers and Erasures: Pinch’s Unfortunate “Uncertainty Principle”. Social Studies of Science, DOI: 10.1177/0306312711406317.

Myra J. Hird (2009) Feminist Engagements with Matter. Feminist Studies, 35 (2): 329-346.

[Para ter acesso aos artigos em discussão deverá enviar um e-mail para gw@ces.uc.pt]

Nota biográfica

João Arriscado Nunes é Professor Catedrático de Sociologia da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, co-coordenador do Programa de Doutoramento "Governação, Conhecimento e Inovação" e Investigador Permanente do Centro de Estudos Sociais.

Os seus interesses de investigação centram-se nas áreas dos estudos de ciência e de tecnologia (em particular, da investigação biomédica, ciências da vida e da saúde pública, da relação entre ciência e outros modos de conhecimento), da sociologia política (democracia, cidadania e participação pública, nomeadamente em domínios como ambiente e saúde) e teoria social e cultural (com ênfase no debate sobre as "duas culturas").

Mais recentemente, coordenou os projectos de investigação "Avaliação do estado do conhecimento público sobre saúde e informação médica em Portugal", no âmbito do Programa Harvard Medical School - Portugal e "O envolvimento da ciência com a sociedade: ciências da vida, ciências sociais e públicos - BIOSENSE", ambos financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. Coordenou e participou em vários projectos nacionais e internacionais (com coordenação de equipas portuguesas), entre os quais se incluem "European Patient Organizations in the Knowledge Society- EPOKS"; "Deepening Ethical Engagement and Participation in Emerging Nanotechnologies - DEEPEN"; "Researching Inequality through Science and Technology - ResIST", "Governance, Health and Medicine. Opening Dialogue between Social Scientists and Users - MEDUSE", financiados pela Comissão Europeia. Foi membro do "steering committee" da rede European Neuroscience and Society Network - European Science Foundation, e fez parte da Public Health Genomics European Network - PHGEN. Tem coordenado e (co) organizado vários eventos científicos nacionais e internacionais, entre os quais se destaca o Ciclo "Ciências da Vida e Sociedade: Desafios da Era Pós-Genómica" (2007/08) (em colaboração com o Centro de Neurociências da Universidade Coimbra) e "Exploring Biomedicine" (2007), em colaboração com o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e o Instituto de Biologia Molecular e Celular da Universidade do Porto. Foi co-organizador dos livros Enteados de Galileu: A Semiperiferia no Sistema Mundial da Ciência (Porto: Afrontamento, 2001); Reinventing Democracy: Grassroots Movements in Portugal (London: Frank Cass, 2005) e Objectos Impuros: Experiências em Estudos Sobre a Ciência (Porto: Afrontamento, 2008) e autor de publicações diversas. Integra o Conselho Editorial das revistas Cadernos de Saúde Pública (Fiocruz) e Ciência e Trópico (Fundação Joaquim Nabuco). Foi membro do Conselho da European Association for the Study of Science and Technology (EASST).