Poderes profissionais e processos de profissionalização no campo da saúde

David Tavares (Professor-Coordenador na Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Instituto Politécnico de Lisboa)

10 de setembro de 2014, 17h00

Sala 2, CES-Coimbra

Resumo

O setor da saúde tem constituído um terreno fértil para a investigação sociológica das profissões e organizações.
A proposta do seminário é começar por enquadrar a análise sociológica das profissões, focando a especificidade do contexto da saúde, e discutir o impacto das transformações sociais nas profissões deste campo, considerando o debate acerca da reconfiguração ou do declínio parcial dos poderes profissionais e, por outro lado, as tendências dos processos de profissionalização mais recentes, cujas dinâmicas assentam no aumento da qualificação escolar de determinados grupos que produz novos parâmetros de legitimação social e potencia a conquista de novas funções e competências, bem como o aumento do grau de autonomia.

A reflexão proposta mobiliza os contributos de trabalhos de investigação empírica realizados em Portugal sobre grupos profissionais da área da saúde.

Nota biográfica

David Tavares. Professor-Coordenador na Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Instituto Politécnico de Lisboa (ESTeSL/IPL) desde 1999, onde é responsável pela unidade curricular de Sociologia da Saúde e exerceuentre outras funções, as de Presidente do Conselho Científico (2009-12), Diretor do Departamento das Ciências Sociais e Humanas (2007-09) e Coordenador da Área Científica de Sociologia (1999-2007). Tem colaborado, enquanto docente, orientador e arguente de teses de mestrado e doutoramento com várias instituições de ensino superior. É membro da Comissão Coordenadora da Secção de Sociologia da Saúde da Associação Portuguesa de Sociologia (APS), desde 2010.

É investigador do Centro de Investigação e Estudos em Sociologia (C.I.E.S.) do ISCTE/IUL - Instituto Universitário de Lisboa (desde 2007) e colaborador da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF) do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (desde 2012). Publicou diversos artigos, capítulos e 2 livros e proferiu várias comunicações nacionais e internacionais, desde 1987.