Roda de Diálogos

Moedas sociais, bancos comunitários e circulantes locais: da teoria às práticas

23 de julho de 2014, 10h00

Sala 2, CES-Coimbra

Resumo

Esta iniciativa insere-se no âmbito das atividades desenvolvidas pelo Grupo de Estudos sobre a Economia Solidária - Ecosol/CES. Pretende-se nesta roda de diálogos criar pontes de discussão teórica sobre as moedas sociais no Brasil e em Portugal. Sobretudo, relatar casos práticos de implementação de moedas e bancos comunitários. As moedas sociais e bancos comunitários têm vindo a expandir-se no Brasil, enquanto práticas comunitárias, mas também como política pública de inclusão económica e social. No caso português, as moedas sociais revestem-se de um importante papel na reinvenção das relações de proximidade e confiança e na crítica ao consumo.

Programa
Apresentações iniciais:
Claudia Lucia Bisaggio Soares – “Moedas sociais no Brasil”.
Luciane Lucas dos Santos – “Moedas sociais em Portugal”
Comentários
Pedro Hespanha - Grupo Ecosol | CES
Moderação
Beatriz Caitana da Silva - Grupo Ecosol | CES

Notas biográficas
Claudia Lucia Bisaggio Soares - É doutorada em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC, Professora Adjunta da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA desde 2011 e Coordenadora do GIRA - Grupo Interdisciplinar em Racionalidades, Desenvolvimento e Fronteiras. Desenvolve pesquisa em teoria económica e epistemologia das ciências sociais.

Luciane Lucas dos Santos - É doutorada em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi Professora na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e é atualmente Investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra. Integra o Grupo de Economia Solidária (ECOSOL/CES) e a equipa de investigação do Projeto Alice financiado pela European Research Council. Desenvolve pesquisa em teoria crítica do consumo, fluxos económicos internacionais, Economia Solidária, redes solidárias de trocas, economias indígenas e solidariedade internacional.